Conheça os benefícios da pitanga, a fruta que é considerada um anti-inflamatório natural. Confira

A fruta pitanga e sua folha são benéficas para a saúde e são consideradas um anti-inflamatório natural, saiba mais:

Conheça a pitanga, a fruta que fortalece as defesas do organismo. Confira:

 

A pitanga, essa frutinha pequena, azedinha e que muitos adoram, tem muito mais benefícios do que você pode imaginar.

Propriedades da pitanga

Ela é rica em vitaminas e em licopeno, substância que ajuda no combate ao envelhecimento precoce e também preveni doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer. Por ser rica em antocianinas, flavonoides e carotenoides, ela ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e  combater doenças inflamatória, como artrite.

 

A frutinha azeda também é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro, o que caracteriza um potencial antioxidante favorável à prevenção de doenças como a osteoporose.

Benefícios do chá de pitanga

As folhas da pitangueira também são muito poderosas para a saúde e emagrecimento, por isso são muito utilizadas para chás emagrecedores e chás comuns. Elas são ricas em flavonoides, que fortalecem as defesas do organismo, por isso, elas são consideradas um anti-inflamatório natural e são indicadas para diversos problemas como cólica menstrual, diarreia, dor de garganta, asma, reumatismo, bronquite e reidratação nos casos de diarreia. As folhas da pitanga também são usadas no tratamento de febre, hipertensão, doenças estomacais e na redução do colesterol sanguíneo.

Perda de peso

O chá de pitanga também tem função laxativa e diurética, contribuindo para a perda de peso. Além disso, tem função calmante, controlando a ansiedade na hora da dieta.

Chá de pitanga e o câncer

A folha da pitanga contém substâncias, como as antocianinas e os carotenoides, que atuam sobre o câncer, protegendo o NA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um tumor.

 

Opte por comprar a erva em lojas especializadas.

 

Vale lembrar que o consumo excessivo do chá pode fazer mal à saúde, por isso, o ideal é conversar com o seu médico.

Receitas com pitanga 

Chá de pitanga

Coloque um litro de água para ferver e assim que levantar fervura, desligue o fogo, coloque três colheres (de sopa) da folha de pitangueira, tampe e deixe abafado por 10 minutos. O ideal é consumir ao longo do dia, entre as refeições.

Suco detox de  pitanga 

Ingredientes:

½ xícara de pitangas

100 ml de água gelada

1 colher (chá) de mel

Modo de preparo:

Lave as pitangas, retire os talos e depois bata no liquidificador com a semente e a água gelada. Bata até que a semente solte a polpa. Coe, adicione o mel e sirva com gelo.

Óleo de pitanga

O óleo extraído da folha de pitanga possui propriedades adstringentes, sendo muito útil para normalizar a produção excessiva de sebo no couro cabeludo. Outro benefício que fará as mulheres ficarem apaixonadas por essa fruta: ela funciona como um hidratante natural para os cabelos.

 

Por ser útil também para revitalizar a pele, costuma ser muito usado em cosméticos.

 

Vale lembrar que todo alimento pode ser prejudicial à saúde se consumido em excesso.