Azeite de Oliva - Conheça seus benefícios

Extraído da azeitona, esse óleo é altamente benéfico a saúde e ainda ajuda a emagrecer. Confira:

Azeite de Oliva - Conheça seus benefícios

Integrante de inúmeras receitas e forte componente da Dieta do Mediterrâneo, o azeite de oliva é conhecido há muito tempo pela humanidade e inicialmente foi muito explorado pelos povos gregos e romanos.

 

Para se ter uma ideia de sua importância, a árvore de Oliveira era considerada sagrada em todo o território da Grécia, e era conhecida como o “ouro verde” dos deuses, devido a uma lenda no qual Palas Atenas, deus protetor da cidade de Atenas, criara uma árvore capaz de produzir um óleo que, além de servir como alimento ainda seria capaz de iluminar a noite, servindo de combustível para lâmpadas e também seria utilizado para suavizar ferimentos.

 

No decorrer dos anos, porém, foram descobertas muitas outras propriedades e benefícios do azeite, tanto para uma alimentação mais saudável, quanto como propriedades medicinais e cosméticas.

Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva é um grande aliado para a saúde em geral. Mas dentre seus destaques pode-se citar a prevenção de doenças cardíacas, já que possui ácidos redutores do colesterol ruim, a redução de células cancerígenas do corpo, auxilio da função imunológica no organismo e desempenho do cérebro, devido a presença de ômega 3.

Azeite de oliva para a pele

Com relação a estética da pele, o azeite de oliva extra virgem é um grande aliado, devido aos seus antioxidantes como Vitamina A e E que contribuem para hidratação da pele, diminuição de danos como redução de rugas e envelhecimento precoce da mesma por meio de propriedades anti-inflamatórias.

Azeite de oliva para o cabelo

Já no que se refere aos cabelos ele contribui para a hidratação de fios, tratamento do couro cabeludo, eliminação das famosas pontas duplas e consequentemente fios mais brilhantes e sedosos.

Azeite de oliva para emagrecer

Além disso, para quem está procurando emagrecer esse alimento pode ser um potencial substituto para margarinas e óleo vegetal no cardápio, pois irá agregar todas as suas propriedades e atuará na redução da fome, já que a propriedade oleica traz sensação de maior saciedade ao cérebro.

Conheça os tipos de azeite

Para ser considerado azeite de oliva, o óleo deve ser obtido exclusivamente a partir da azeitona sem misturas com óleos de outras naturezas.

 

São consideradas versões virgens aquelas obtidas por processos mecânicos ou físicos feitos em condições que não alterem o azeite e que em todo o processo ele não tenha sofrido tratamentos além da lavagem, decantação, centrifugação e filtração. Desta forma há três principais tipos de azeite:

Azeite de oliva comum

Óleo refinado por processos químicos, sem grande valor nutritivo e ideal para frituras.

Azeite de oliva virgem 

Aquele que é menos acido que o comum e também mais saboroso e nutritivo, obtido por meio de processo mecânico e físico.

Azeite de oliva extravirgem

O mais benéfico entre os tipos de azeite, pois não passa por refinamentos químicos, o que permite a conservação de suas propriedades e possui baixo teor ácido.

Quantidade de azeite de oliva por dia

Para aproveitar todos os seus benefícios, é recomendado consumir até 30 gramas de azeite de oliva por dia, in natura, na finalização de saladas e outros pratos ou aquecido junto a molhos ou outras preparações. Na hora da compra, atente-se em verificar se as embalagens estão devidamente lacradas e se não há trincas.

 

Continue acompanhando nossas dicas e receitas para sua dieta e bem-estar. Estamos também nas redes sociais. Compartilhe conosco suas opiniões e dúvidas!