Além de ajudar a emagrecer, o óleo de peixe regula os níveis de colesterol e previne doenças. Confira!

oleo-de-peixe

O óleo de peixe é sintetizado a partir de tecidos gordurosos de alguns peixes e contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 3, que oferecem inúmeros benefícios. Ele é comumente introduzido na dieta como suplementação como cápsulas em gel de óleo de peixe. Saiba quais são os principais benefícios do óleo de peixe – ômega 3 para a saúde:

Ajuda na hipertensão

Estudos mostram que o consumo de ômega 3 pode reduzir a pressão arterial, sendo receitado por alguns médicos.

Doenças cardíacas

Além de reduzir a pressão arterial, o óleo de peixe reduz a chance de morte súbita em pessoas que possuem doenças cardíacas, previne o desenvolvimento de placas nas artérias – que causam obstrução, reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco, diminui os níveis de triglicerídeos e reduz o risco de arritmia.

Tratamento natural para psoríase

O óleo de peixe ajuda a diminuir e amenizar a inflamação causada pela doença psoríase.

Saúde mental

Segundo estudos, a suplementação com ômega 3 mostrou redução considerável de sintomas e efeitos da depressão (mais o ômega 3 do tipo EPA que o do tipo DHA). Também promove melhora na memória e raciocínio. Existem teorias de que o óleo de peixe pode ajudar ligeiramente na doença de Alzheimer e transtorno bipolar, mas nada foi comprovado até o momento.

Óleo de peixe na gravidez

É cientificamente comprovado que o consumo de ômega 3 nos primeiros meses de gestação resulta em um maior desenvolvimento psicomotor do feto. Também mostrou resultados em relação à atenção das crianças cujas mães fizeram consumo dos ácidos graxos ômega 3, provando que traz benefícios a longo prazo.

Ajuda a prevenir o câncer

O complexo ômega 3 pode ajudar a inibir e retardar o desenvolvimento de células cancerígenas, prevenindo alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata e câncer de mama.

Promove saciedade

O óleo de peixe ômega 3 é capaz de liberar a serotonina, um hormônio que diminui o apetite, promove saciedade e melhora o humor.

Óleo de peixe emagrece ou engorda?

As calorias  do óleo de peixe são absolutamente insignificantes. A não ser que você derreta as cápsulas e utilize para fritar coxinha, não vai engordar. Muito pelo contrário, ele até emagrece: o ômega 3 é capaz de ativar as enzimas que promovem a queima de gordura. Associado com uma boa dieta e exercícios, o óleo de peixe ômega 3 pode se tornar importante na eliminação de gorduras.

Como consumir óleo de peixe

As cápsulas devem ser consumidas junto às principais refeições – almoço e jantar – conforme indicar a embalagem do produto.

É recomendável consultar um profissional antes de consumir este suplemento. Pessoas sensíveis a peixes devem evitar, pois podem sofrer efeitos colaterais, como náuseas, diarreias, e dores de cabeça.