A importância do sono

Dormir não é apenas saudável, mas também necessário para que nosso corpo e mente possa descansar e se preparar para uma nova rotina de atividades. O sono pode trazer inúmeros benefícios á saúde e á beleza, isso é fato, mas o melhor de todos os benefícios do sono é emagrecer enquanto dorme. Isso mesmo é possível eliminar calorias durante uma noite de sono bem dormida, sendo muito importante uma boa noite de sono para melhorar os resultados da dieta.

Para entender como isso funciona é preciso saber como o nosso organismo trabalha enquanto estamos dormindo para podermos nos beneficiar do sono e utilizá-lo como um aliado não apenas da dieta para conseguir emagrecer com maior eficiência, mas também para os aspectos gerais de saúde.

Sono em beneficio da saúde

importancia do sono

Para conseguir usar o sono em beneficio da saúde e perder calorias enquanto dorme não basta apenas dormir, é preciso uma noite de sono completa e de qualidade que pode variar de pessoa para pessoa, pois alguns necessitam de mais horas de sono o indicado é no mínimo 8 horas de sono por noite, porém algumas pessoas podem necessitar de mais e ainda há quem se sinta bem dormindo menos horas por noite.

Por isso o sono adequado para cada pessoa é aquele que á faça se sentir bem ao acordar e bem disposta durante o dia sem se sentir sonolenta ou cansada antes do término do dia.

O que acontece durante o sono?

Durante o sono o organismo libera os hormônios que regulam o metabolismo sabemos que para perder calorias mais rápido e evitar o acumulo de gordura precisamos de um bom processo metabólico, eis um dos motivos do por que da importância do sono.

Leptina e Grelina são outros hormônios liberados durante o sono estes são os responsáveis pelo controle do apetite, a Leptina regula ainda a função neuroendócrina e atua no sistema metabólico de glicose e gorduras aumentando a sensação de saciedade o que diminui a fome.

Esses dois hormônios vêm sendo estudados a fim de descobrirem novas estratégias terapêuticas para o tratamento da obesidade e excesso de peso.

Dormir mal gera cansaço durante o dia inibindo o gasto calórico e aumentando os níveis de cortisol o hormônio que ajuda a estocar gordura no corpo, como o processo metabólico estará mais lento devido a noite mal dormida isso resultará em ganho de peso.

Dicas para perder peso dormindo:

  • Regularizar os horários de sono indo dormir e acordando todos os dias no mesmo horário.
  • Tomar a última xícara de café diária até 10 horas antes de dormir, a cafeína atrapalha o sono e este é o tempo que o corpo leva para se livrar dela.
  • Consuma fibras e proteínas, esses alimentos ajudam a estabilizar a taxa de açúcar no sangue.
  • Coma pequenas porções de alimentos saudáveis de 3 em 3 horas durante o dia para acelerar o metabolismo.
  • Evite comer e principalmente alimentos pesados até 2 horas antes de ir dormir.
  • Pratique exercícios físicos durante o dia, mas não devem ser praticados próximos da hora de dormir porque deixam o cérebro em estado de alerta dificultando o sono.
  • Mantenha o quarto silencioso e escuro na hora de dormir.

Agora que você já sabe, pode perder peso dormindo. Bons sonhos!