O urucum não serve somente para pintar a pele, conheça os seus benefícios!

Urucum – Auxilia no emagrecimento e ainda previne o envelhecimento. Confira!

O urucum é um ótimo estimulante para a redução de gorduras. Saiba por quê!

 

Você já deve ter ouvido falar em urucum, certo? Antigamente ele era muito usado por índios para pintar a pele, por ter um corante alaranjado/avermelhado, mas hoje já são conhecidos diversos benefícios dessa planta.

Benefícios do ururcum

Engana-se quem acha que dessa planta só podemos extrair o óleo. Essa planta pode ser usada inteira, tanto os óleos essenciais, como a planta em si e as sementes.  Conheça os benefícios:

Efeito bronzeador

Uma das características mais conhecidas do urucum é o seu efeito bronzeador. Em muitas praias do litoral brasileiro é comum os nativos venderem óleo de urucum como bronzeador natural para os turistas que querem se bronzear. Ele tem esse efeito por ser rico carotenoides, que melhoram a absorção de raios solares pelo organismo. Por isso, é comumente usado na indústria de cosméticos, na produção de bronzeadores.

Urucum para emagrecer

Um dos benefícios do urucum que tem feito ele se tornar o queridinho das mulheres é o seu efeito emagrecedor. Isso porque a planta potencializa a absorção de insulina pelo organismo, o que promove uma baixa da glicose no sangue, estimulando assim a redução de gordura.

 

O efeito emagrecedor do urucum é conseguido a partir de um ativo extraído da semente, porém essa solução só deve ser tomada a partir da prescrição de um médico.

Redução de colesterol ruim

Outro benefício do urucum é que ele contribui para a redução do colesterol ruim (LDH) e para o aumento do bom (HDL).

Previne o envelhecimento precoce

O urucum também é rico em beta-caroteno e vitamina C, dois poderosos antioxidantes que previnem o organismo do envelhecimento precoce e doenças ligadas à velhice e hereditariedade.

Chá com folhas de urucum

O chá das folhas de urucum tem ação digestiva, relaxante e laxante. Ele também auxilia no tratamento da hepatite, desistiria e febre amarela.

 

Para fazer o chá, ferva 10 folhas de urucum com um litro de água por dez minutos. O ideal é servi-lo morno e dividir o chá em três porções, para tomar 3 vezes ao dia.

Chá com as sementes do urucum

O chá das sementes tem ação expectorante e laxante, por isso só deve ser consumido uma vez por dia. Para as crianças, é benéfico por tratar vermes.

 

Também é conhecido por melhorar os sintomas da menopausa e também melhorar a libido da mulher.

Para isso, é preciso deixar as sementes dentro de um copo com água por doze horas, coe-as e tome o chá puro.

Uso culinário

Do urucum é feito o popular colorau, um colorante muito usado na culinária brasileira, principalmente no preparo de peixes, para colorir os alimentos e realçar sabores.

 

As sementes trituradas também podem ser usadas em saladas, sopas e massas.

Contraindicação

Não é conhecida nenhuma contraindicação do urucum, porém, a quantidade que deve ser usada para cada finalidade deve ser prescrita por um médico.