Conheça os benefícios do salsão para a sua saúde. Confira!

Salsão – tempera, perfuma, previne e combate problemas de saúde, ele não pode faltar na sua dieta

O salsão oferece muitos benefícios para a sua saúde, saiba quais são eles:

 

Chás, sopas, caldos, saladas, sucos detox, são tantas as receitas que ficam mais deliciosas e nutritivas com o acréscimo do salsão. O que poucos sabem é que o salsão, conhecido também como aipo, é uma alimento aromático e também medicinal.

O que é salsão?

Muito confundido com a salsa e a salsinha, pertence ao gênero e espécie Apium graveolens, e apresenta coloração verde e um aroma marcante (tem as substâncias apigenina e limoneno), por isso é muito adotado como condimento no preparo de diversos pratos. Pode ser consumido por inteiro (folhas, caule, raiz) ou suas partes separadamente, a depender da forma de preparo.

Benefícios do salsão

Esse alimento traz muitos benefícios para saúde, tem função alcalinizante, deixa a dieta mais saudável com presença de vitaminas, fibras e sais minerais importantes. É um aliado forte no combate a doenças dos ossos, infecções, inflamações, expulsão de líquidos e toxinas do corpo e ainda é recomendado para quem quer perder peso. Esse é o salsão e você não pode deixar ele de fora da sua cozinha.

Propriedades do salsão

O salsão é um alimento alcalino, essencial para o equilibro do pH do nosso sangue, fornece vitamina A (antioxidante), vitamina C (anti-inflamatório), vitamina K, sais minerais (cálcio, potássio, magnésio, fósforo), fibras, só para citar os principais nutrientes.Tem propriedades anti-cancerígenas, devido a presença da apigenina que impede a formação dos tumores. Antioxidante, antibacteriano (indicado para acnes) e com ótima fonte de fibras, é recomendado também para controle do colesterol no sangue.

 

Anti-inflamatório, expectorante e muito bom para o bom funcionamento do cérebro (vitaminas B), o salsão pode ser um aliado para evitar perda de memória, insônias, doenças como artrite reumatóide (fortalece os ossos e os músculos) e doenças no pulmão.

 

Regulador da pressão arterial, diurético, estimulante, fortalecedor do sistema imunológico, previne cálculo renal e gota. 

Calorias do Salsão

Ele é pouquíssimo calórico, para cada 100g de aipo são apenas 20 calorias! Com poucas calorias e com propriedades que facilitam a saída de líquidos do corpo é recomendado em dietas de emagrecimento.

 

Porém, uma atenção, o salsão ativa a produção de saliva e os sucos gástricos e por isso também pode aumentar o apetite. 

Como usar o salsão

Deixe a sua imaginação trabalhar, pois a “salsa do monte” pode ser consumida de diversas maneiras. Em receitas de chás, sucos, saladas, molhos, caldos, infusões, cozidos, salgados.

 

As folhas do salsão podem ser transformadas em óleo essencial, após passar pelo processo de desidratação, para fins terapêuticos, ou cumprir a missão de deixar as saladas mais gostosas e nutritivas. Substitua as folhas do alface pelas do salsão e irá ingerir três ou mais vezes fibras.

 

Acrescido de frutas, dá um toque tônico à sucos detox, sucos verdes e sucos emagrecedores. Já refogado, dá mais vida às receitas de molhos, receitas com legumes, verduras e carnes.

 

Já imaginou a sua vida na cozinha sem o salsão? Compartilhe a sua dica de receita e experiência de uso do salsão.