Você conhece a couve manteiga? E os seus benefícios? Confira!

Limpeza detox no organismo é somente uma das várias vantagens da couve manteiga. Confira!

A couve manteiga oferece muitos benefícios para a sua saúde. Saiba quais são eles!

O que é a couve manteiga?

Trata-se de um vegetal da família de vegetais crucíferos, juntamente com outros tipos de couve, brócolis, repolho e outros. Apesar de ser um alimento altamente nutritivo, a couve manteiga possui pouquíssimas calorias: apenas 63 kcal por uma porção de 100g.

Os benefícios da couve manteiga

A couve manteiga oferece inúmeros benefícios para a saúde. Veja a seguir:

Cabelo e pele saudáveis: Além de ser muito benéfica para a saúde, a couve manteiga é excelente fonte de vitamina A, que é extremamente necessária para a produção do “sebo” natural que mantém o cabelo hidratado. Essa vitamina também é essencial para o crescimento capilar.

Produção e  manutenção do colágeno: Grande quantidade de vitamina C é encontrada na couve manteiga (100g contém cerca de 50% das necessidades diárias do organismo), que contribui para a produção e manutenção do colágeno: essencial para manter uma pele firme e cabelo estruturado.

Ajuda na digestão: Por ser um alimento rico em água e fibras, o consumo de couve manteiga ajuda em casos de intestino ‘preso’, prevenindo cólicas, prisão de ventre e constipação intestinal.

Ossos fortes: Este é um vegetal riquíssimo em vitamina K. Consumindo apenas 50g dessa couve, você estará ingerindo até mais que a dose diária indicada de vitamina K. Essa vitamina ajuda no fortalecimento ósseo, melhorando a absorção de cálcio.

Prevenção contra câncer: Uma das propriedades mais importantes da couve manteiga. Assim como outros vegetais da mesma família, ela possui elevado teor de nutrientes potentes contra o câncer, como sulforafanoe di-indolil-metano (DIM), que inibem o crescimento das células cancerígenas e os efeitos citotóxicos das mesmas. É eficiente na prevenção de câncer de mama, próstata, colo do útero, ovário e cólon.

Contra a gastrite: Por possuir propriedades antiúlcerosas reparadoras da mucosa estomacal, a couve pode tornar-se essencial no combate à gastrite. Nesse caso, é indicado o consumo da couve em forma de suco, salada ou caldos, evitando ingredientes industrializados e excessivos em sódio, como caldo de carne e afins.

Benéfica para diabéticos: Estudos mostram que pessoas que possuem diabetes tipo 1 que consomem couve manteiga regularmente têm níveis sanguíneos de glicose mais baixos, assim como pessoas que possuem diabetes tipo 2 mostram melhoras no nível de insulina, lipídeos e açúcar no sangue.

Afinal, com tantas vitaminas e nutrientes, a couve manteiga emagrece ou engorda?

A couve não engorda. Pelo contrário, auxilia e muito no emagrecimento, por conta de seu alto teor de fibras, baixas calorias e promoção de uma sensação de saciedade. Além disso, suas propriedades digestivas geram uma limpeza detox no organismo, ajudando na eliminação e prevenção de armazenamento de gordura.

Armazenamento da couve manteiga

É sempre preferível consumir a couve manteiga fresca, mas pode ser congelada e se mantém adequada para o consumo durante cerca de 7 dias.

Suco detox de couve

O suco de couve é uma das formas mais utilizadas para a limpeza detox e perda de peso. Além de ser refrescante, misturado a outros ingredientes importantes, torna-se um aliado poderoso para a dieta.

Confira, uma receita de suco de couve detox rica em nutrientes e vitaminas.