CrossFit Games - conheça a competição mundial

CrossFit Games começou como um evento amador e hoje reúne milhares de participantes

CrossFit Games - competição mundial

 

O CrossFit é um programa de treinamento de atividades físicas criado há pouco mais de uma década nos Estados Unidos. Durante sua primeira década de existência, tomou forma e atraiu praticantes do mundo todo, até o momento em que começou a se tornar um esporte.

O INÍCIO

A filosofia do esporte agrega a competição diária entre os praticantes do mesmo ginásio, que na linguagem do CrossFit, chamamos de “box”. Naturalmente, os melhores atletas e praticantes se destacam do resto e procuram desafios maiores. Foi com este cenário que, em 2007, o criador do CrossFit, o treinador Greg Glassman, idealizou o CrossFit Games junto com seu aluno e funcionário Dave Castro.

 

A princípio, os dois queriam testar o quão condicionados fisicamente seus melhores atletas eram, se comparados com outros atletas de outras modalidades. A ideia original era organizar uma competição onde praticantes de CrossFit, futebol americano, atletismo, levantadores de peso, ginastas e outros,  pudessem participar de um mesmo campeonato com modalidades em todas as áreas para que nenhum em específico tivesse vantagem.

 

No fim das contas, isso não aconteceu. Talvez pela divulgação errada ou outro motivo que não sabemos ao certo, apenas os atletas do CrossFit participaram desta primeira competição, que foi chamada de CrossFit Games (antes de sair do papel, foi chamada de “Woodstock of Fitness”). O evento aconteceu no rancho dos pais de Dave Castro no verão de 2007.

 

UM POUCO ANTES DO CROSSFIT GAMES

Greg criou a empresa CrossFit Inc. no ano 2000 para treinar e certificar os treinadores, chamados de “coaches”, com a metodologia do CrossFit. Durante sete anos, ele e sua equipe se dedicaram na expansão dos boxes pelo mundo todo.

 

Em 2007, notaram a necessidade de organizar um evento para que todos os atletas e praticantes pudessem participar de desafios maiores que a rotina de cada um, e ao mesmo tempo, testar o condicionamento físico destes melhores atletas contra outros métodos de treino.

 

A grande maioria dos boxes ainda se concentravam na América do Norte, portanto o evento teve a presença apenas de americanos e alguns canadenses.

O EVENTO

O evento aconteceu em um rancho, pois tinham bastante espaço para montar a estrutura da competição e o local não precisou ser locado. A divulgação então começou a ser feita e pouco mais de 70 inscritos, entre homens e mulheres, se preparavam para se enfrentarem no final de semana escolhido para o evento, dia 30 de junho e 1 de julho no condado de Aromas, Califórnia. Greg convidou alguns atletas que não praticavam CrossFit, porém nenhum deles compareceu.

 

O evento teve apenas três provas, que chamamos de “WOD”. Existiam apenas três categorias: masculino, feminino e times. Ainda não existiam categorias por idade naquela época, introduzida apenas em 2010. Essa edição contou com 70 atletas e um pouco menos de 200 espectadores.

O SUCESSO

Logo após o primeiro CrossFit Games em 2007, Greg começou a planejar o próximo evento, o CrossFit Games 2008, mas não teve muito retorno da comunidade. Quando anunciou que seria cancelado, muitas pessoas pediram para que o evento se mantivesse, pois queriam participar. De 2007 a 2009, o evento foi organizado no rancho dos Castros, atingindo em 2009 mais de 4 mil espectadores.

 

Naturalmente, o número de espectadores cresceu muito, e em 2010, o evento foi transferido para um estádio em Los Angeles, Califórnia. Neste ano, também já eram feitas as seletivas para escolher quais atletas poderiam participar. As seletivas eram feitas por regiões, chamadas de seccionais, e os vencedores se classificavam para o Games.

 

Em 2011, a Reebok entrou como patrocinadora oficial da competição e a premiação total do evento aumentou para US$ 1 milhão, sendo US$ 250 mil para cada vencedor da sua categoria. O número de participantes já era tão grande que Greg e Castro criaram o CrossFit Games Open, uma competição online em que, por seis ou cinco semanas, cada WOD era anunciado pela internet, e os atletas deveriam filmar e ter seus resultados julgados por um coach certificado para então enviar estes resultados para o site do evento.

 

A cada ano, o número de participantes e espectadores praticamente dobra. O número de atletas é sempre fixo: 43 homens, 43 mulheres e 43 times para cada categoria.

CATEGORIAS E REGIÕES

Hoje existem muitas categorias, definidas por times ou individuais, e então por idade e sexo. Em 2015, o Open teve quase meio milhão de participantes do mundo todo. Os competidores são separados por regiões. Por exemplo, o Brasil entra na região chamada Latin America, que abrange todos os países do continente americano, exceto Estados Unidos e Canadá. 

 

Os dez melhores colocados no Open da região irão competir nas regionais contra outros 20 americanos de duas outras regiões. Este evento será em Dallas, no Texas, durante o final de semana de 15 a 17 de maio. No total, serão oito competições regionais este ano, e os 43 melhores colocados de cada categoria irão competir nas finais do Reebok Crossfit Games em Carson, Califórnia, entre os dias 21 e 26 de julho.

 

Não tem como falar sobre o CrossFit Games e não mencionar Rich Froning, o americano que venceu por quatro vezes consecutivas (2011, 2012, 2013 e 2014). Já os brasileiros melhores colocado no Open foram: Tarcio Santos Ferreira, 29 anos; Antonelli Nicole, 29 anos; e o time SP BSB Hulks, formado por atletas de São Paulo e Brasília.