O diário alimentar é uma ferramenta muito útil para registrar informações importantes relativas a sua dieta. Estudos comprovam a sua eficácia. Confira mais:

O Diário Alimentar é uma ferramenta é muito útil para sabermos quanto estamos comendo, o quê, de que tipo, e quando. Para quem pensa que andar com um caderninho e caneta da muito trabalho, existem muitos aplicativos para celular que ajudam a registrar todas as informações importantes relativas a sua dieta.

O diário alimentar é uma ferramenta muito útil para registrar informações importantes relativas a sua dieta. Estudos comprovam a sua eficácia. Confira mais:

Quais são as Principais Vantagens de um Diário Alimentar?

A vantagem mais comum é contar calorias. Para quem quiser ir mais além  e estiver reduzindo os carboidratos, dá para saber quantas das calorias ingeridas foram de proteína, gordura, carboidrato e fibra. Assim fica muito mais fácil monitorizar a dieta.

Também ajuda a conscientizar a pessoa daquilo que anda comendo.

Outro benefício é saber em quais horários você costuma comer, para identificar possíveis problemas nos hábitos alimentares.

O seu Efeito Psicológico

Um diário alimentar ajuda a lembrar que comida é combustível. Claro, não estamos advogando que você deixe de ter prazer com a sua alimentação, mas é possível evitar o culto à comida quando você percebe que ela está tendo um lugar demasiadamente importante na sua vida e se tornando uma obsessão.

O seu diário alimentar também pode registrar como você está se sentindo no momento em que come. Se você estiver se sentindo triste, ansioso, é importante anotar isso, pois você poderá estar descontando as suas frustrações, ansiedades e medos na alimentação, e assim poderá trabalhar para resolver isso.

Por fim, o diário permite que você reflita sobre os seus hábitos e padrões, e encontre as áreas em que poderia melhorar. Estar no controle da sua dieta é um passo fundamental para o sucesso.

Mas isso Realmente Funciona?

Estudos comprovam que sim! Em 2008 foi publicado um estudo com mais de 1500 adultos com mais de 25 anos, obesos e/ou acima do peso. Por seis meses eles mantiveram um diário alimentar, onde eram encorajados a registrar os seus hábitos alimentares e de exercício. Eles participaram de reuniões semanais onde analisavam entre si os seus diários e relembravam coisas importantes. Esses participantes perderam no fim dos seis meses uma média de cerca de seis quilos. E mais: descobriu-se no final que as pessoas que registraram os seus dados mais frequentemente foram aqueles que perderam mais peso!

Estar no controle daquilo que você faz e come pode ser uma ótima ferramenta, não só para emagrecer como também para viver mais saudável. Encare os seus hábitos de frente, analise os seus pontos fracos – e os fortes também, e tenha mais sucesso na sua dieta. E depois conte para nós as estratégias que você usa no seu dia a dia.