Batata-doce - Uma grande aliada do emagrecimento.

Conheça os benefícios da batata-doce para quem quer emagrecer e para aqueles que praticam exercícios físicos

Batata-doce - Conheça as maravilhas do tubérculo emagrecedor.

Cultivada em mais de 100 países, a batata-doce, batata-da-terra ou batata-da-ilha teve origem nos Andes (América do Sul) e se espalhou por partes do mundo, inclusive pelo Brasil. Além de muito saboroso e saudável, este alimento oferece muitos benefícios para quem pratica atividades físicas e também para quem pretende emagrecer. Vamos conhecer algumas vantagens?

BENEFÍCIOS DA BATATA-DOCE

Além de deixar nosso sistema imunológico mais resistente, ela também previne algumas doenças. A batata-doce é mais nutritiva que a batata comum. Também possui ação antioxidante, desintoxicante, anti-inflamatória, é boa para quem pratica exercícios e ajuda a emagrecer. Ela é rica em fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e fósforo.

No Brasil, existem vários tipos de batata-doce. As principais são:

Batata-amarela

Além de ser mais doce que as demais, tem sua polpa seca. Possui betacaroteno, que no organismo produz a vitamina A, que é boa para os olhos, a pele e ajuda no crescimento.

Batata-roxa

Tem a casca e a polpa nas cores que dão origem ao seu nome. É mais usada no preparo de doces. Possui antioxidantes, o que retarda o envelhecimento.

Batata-branca

Também conhecida como “ângola” ou “terra-nova“. Possui a polpa branca e não é muito doce.

Batata-doce avermelhada

Possui a casca parda e a polpa amarela, com veios roxos.

BATATA-DOCE EMAGRECE

Para quem deseja perder peso, a batata-doce pode ser uma excelente aliada. Tudo isso porque o amido da batata não é metabolizado pelo organismo com muita rapidez, por isso traz uma sensação de saciedade por mais tempo, ou seja, você vai demorar para sentir fome.

Além disso, a batata-doce possui baixo índice glicêmico, o que quer dizer que o hormônio da insulina (responsável por levar o açúcar para dentro das células) é liberado lentamente. Isto significa que o organismo não vai ser estimulado a estocar gordura – o que, normalmente, acontece com alimentos que contêm um alto índice glicêmico.

BATATA-DOCE PARA MUSCULAÇÃO

A batata-doce é um carboidrato mais rico do que a batata-comum e a mandioca, por isso é importante consumi-la 2 horas antes das atividades físicas, pois ela vai aumentar a sua disposição durante o exercício. É recomendado que se consuma batata-doce com frango, pois o frango é uma fonte de proteína, e a batata-doce é uma fonte de carboidrato.

DIETA DA BATATA-DOCE

Fazer dieta com batata-doce parece ser uma boa pedida, pois ela é fonte de carboidrato, rica em nutrientes, sacia a fome e ainda melhora a saúde.  Converse com seu nutricionista para que ele recomende uma dieta de batata-doce mais adequada ao seu perfil.

RECEITAS COM BATATA-DOCE

Não podemos encerrar essa matéria sem deixar uma receita saborosa com esse potente alimento.

Sopa Detox de Batata Doce e Quinoa

  

 Ingredientes:

  • 1 batata doce
  • 1 colher de sopa de azeite
  • cebola
  • 500 ml de água
  • Sal a gosto
Preparo:

2. Corte a batata doce em cubos;

3. Refogue a cebola no azeite;

4. Adicione a batata doce e deixe a mistura no fogo por 5 minutos;

5. Coloque a água e deixe cozinhar por mais 20 minutos;

6. Espere a mistura esfriar;

7. Triture a mistura no liquidificador até virar um caldo;

8. Espere esfriar e leve ao fogo;

9. Adicione sal a gosto;

10. Cozinhe por mais 5 minutos e pronto!

 

Gostou do texto? Então fica a dica: não se esqueça de preparar sua batata-doce cozida e com casca, pois assim, ela vai conservar por mais tempo seus nutrientes. Lembre-se: evite fritá-la, pois nesse modo de preparo, você vai consumir muita gordura, ok?

 

Se você tem alguma receita magrinha de batata-doce, compartilhe conosco através da seção Receitas do site. Vai ser um prazer divulgar sua receita no Dieta e Receitas!