Exercícios intervalos - Hiit - Veja como fazer

Saiba como os exercícios intervalados podem te ajudar na perda de peso!

Exercícios Intervalados - Saiba mais

Como o sobrepeso é um problema de níveis mundiais, diversas pesquisas sobre maneiras mais eficazes de perda de peso e de gordura corporal, com o intuito de preservar a saúde da população são feitas todos os anos. Hoje, por exemplo, já se sabe que atividades que envolvam uma intensidade mais elevada, têm um gasto calórico total bem mais elevado do que atividades onde predomine o volume. Com isto, os exercícios intervalados, onde se alternam o ritmo e a intensidade, para que a pessoa consiga manter um exercício com batimentos cardíacos mais elevados por mais tempo, vem ganhando muita força.

De que maneira devo praticar os exercícios intervalados?

Os exercícios intervalados podem ser feitos de diversas maneiras, mas predominantemente são feitos com atividades aeróbicas, como a caminhada, corrida, ciclismo ou natação. A maneira mais simples de um exercício intervalado, é iniciá-lo de maneira lenta e aumentar a velocidade em determinados  momentos. Por exemplo, se você caminhar em ritmo fácil por 5 minutos para aquecer, depois alternar 2 minutos de corrida com 3 de caminhada, repetindo esta sequência pelo menos 6 vezes, você terá feito um exercício intervalado.

 

Lembre-se que a mudança de ritmo não precisa ser apenas por tempo, pois algumas variações podem ocorrer em distâncias, como na natação por exemplo, onde pode-se nadar a uma parte da piscina de forma fácil e outra em velocidade.

Como devo praticar os exercícios e quantas horas ao dia eu tenho que praticar?

Mesmo sendo fácil, alguns aspectos de como deve ser o treino intervalado devem ser respeitados. Um deles é o volume total, que deve ficar no mínimo entre 20 e 25, fora o aquecimento e a volta a calma, que totalizam em média 10 minutos em ritmo lento. Isso é importante, por que com a intensidade elevada e os batimentos cardíacos mais altos, as queimas de lipídios são mais acentuadas, principalmente no pós-exercício, quando o metabolismo precisa de muito mais energia para repor as perdas orgânicas do exercício.

 

Outro fator a ser levado em conta, é que os momentos “fáceis” do exercício intervalado nunca devem ser muito maiores do que os momentos de intensidade elevada. Pois com a intensidade mais baixa o corpo entra em um estado estável, que acaba deixando a frequência cardíaca mais baixa. Aquecer também é fundamental, para preparar seu corpo.

 

Como já indiquei, 5 minutos de atividade mais lenta já é suficiente para que seu corpo se prepare para a atividade que está por vir. Fora isso, treinando assim pelo menos 3 vezes na semana, ou então 2, completando com um treino aeróbico,  é uma alternativa eficaz, fácil e barata de perder peso. Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar este tipo de atividade.  

Treino Intervalado

O personal trainner Wesley Parreira, montou um treino intervalo eficiente e fácil de fazer. Veja o treino aqui.