O personal trainer Wesley Parreira fala sobre as limitações comuns e trás dicas importantes para evitar lesões.

Conheça as limitações mais comuns e veja como evitar as lesões causadas por mau uso do corpo

O pesronal Wesley Parreira trouxe dicas importantes para evitar lesões causadas por mau uso do corpo.

Olá, amigas! Hoje trago um tema sugerido por uma leitora do nosso site: exercícios físicos para quem tem limitações físicas. Na verdade, o tema é muito abrangente, pois há inúmeros tipos de limitações, causadas por fator genético ou lesões por mau uso do corpo. Vou optar pelas limitações mais comuns, que são coluna e joelhos.

Problemas de coluna

As dores lombares são as principais causas de incapacidade no mundo e respondem por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho. Pessoas entre 35 e 65 anos formam o maior grupo de risco, principalmente aquelas que transportam cargas mais pesadas (ex.: pedreiros), trabalham em posições delicadas (ex.: dentistas) ou expostas a vibrações (ex.: motorista profissional). Mas fatores genéticos, má postura, estresse psicológico e sedentarismo também são fatores importantes que causam problema na coluna.

Problemas de joelho

O joelho é uma das partes do corpo que mais sofrem sobrecarga. Em vários casos, as rupturas, fraturas ou inflamações nesta região são causadas devido à falta de musculatura forte ou preparada. Além disso, a obesidade pode colaborar com o problema, pois o excesso de peso prejudica as articulações.

Eu gostaria que fossem apenas esses os principais motivos de tantos casos de pessoas com problemas nos joelhos, entretanto, há um fator importante que pode estar ligado ao aumento crescente dos casos de lesões nos joelhos: a atividade física sem orientação profissional.

Lesões por sobrecarga ou mau uso do corpo

Ao falar de limitações, é importante enfatizar as lesões por sobrecarga ou mau uso do corpo. Essas lesões ocorrem por ações não necessariamente violentas de pressão. Tração ou corte, repetidos em forma de micro traumatismos e com efeitos acumulativos, também são capazes de desencadear e desenvolver alterações anatômicas e funcionais. Existe uma relação entre o mecanismo que produz a lesão e a biomecânica do gesto mecânico que a origina. Entre os principais fatores causadores das lesões está a própria anatomia do corpo, ou seja, problemas no aparelho locomotor, como desalinhamentos dos membros inferiores ou da coluna. Além disso, há os erros nos treinos, como por exemplo o aumento brusco da intensidade, recuperação incompleta da musculatura ou outras estruturas, má adaptação à prática física/esportiva, equipamentos inadequados e ambientes excessivamente frios, quentes, secos ou úmidos.

Então, amigas, para cuidar da saúde física, é preciso muito mais que boa vontade e motivação, principalmente quem possui alguma restrição física. É fundamental procurar um médico especialista e um educador físico experiente, para que, juntos, possam conduzir com responsabilidade os treinos e a recuperação. Dessa forma, é possível alcançar não apenas um corpo bonito, mas também saudável e livre.

E vocês, sofrem de algum tipo de lesão? Então deixem aqui seus comentários sobre quais problemas/lesões vocês gostariam que, futuramente, eu preparasse uma série de exercícios. Um grande abraço e aguardo suas dicas!


O Wesley Parreira quer saber qual assunto você deseja que ele aborde em sua coluna mensal. Envie a sua sugestão para: fitness@dietaereceitas.com.br