O farelo de aveia é conhecido por baixar o nível de colesterol, prevenir doenças e auxiliar no processo de emagrecimento. Confira os detalhes desse ingrediente poderoso!

Benefícios do farelo de aveia para saúde e emagrecimento

Para entender os benefícios do farelo de aveia para a saúde e para a perda de peso, é interessante conhecer primeiro a aveia em si. Trata-se de um cereal bem nutritivo, e em sua composição estão presentes: proteínas, cálcio, ferro, carboidratos, fibras e vitaminas, em especial referentes ao grupo B e E.

BAIXA NÍVEIS DE COLESTEROL

São muitos os itens encontrados na aveia favoráveis à saúde, com destaque para as fibras solúveis, que contribuem para o funcionamento do intestino, menor absorção do colesterol total, e do colesterol ruim (LDL), com equilíbrio dos níveis corretos.

 Para as pessoas que apresentam colesterol alto, o consumo é importante todos os dias na dieta. Segundo estudo da Unifesp, a alimentação suplementada pela aveia gera menor nível do colesterol, e por isso, maior proteção contra doenças cardiovasculares.

 Isso porque a aveia atrapalha de forma física o processo de absorção de tipos de gordura no intestino, impedindo a transformação deles em colesterol. E para que a aveia seja auxiliadora do coração, é fundamental também uma dieta balanceada e a prática de exercício físico.

SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Além de melhorar as funções do organismo, a aveia também está ligada à prevenção de várias doenças e ao equilíbrio das condições dos órgãos.

 Entre os benefícios também está o controle da quantidade de açúcar pelo sangue, e da pressão arterial, e ainda reforço do sistema imunológico, combatendo infecções.

 Os nervos são acalmados, com maior concentração e disposição. A pele é suavizada em situações de urticária, dermatites atópicas e eczemas. E há melhorias para o intestino e facilidade na digestão.

FARELO DE AVEIA EMAGRECE

O farelo de aveia inserido em uma dieta balanceada pode sim ajudar a emagrecer. A dieta Dukan, por exemplo, utiliza esse alimento para substituir a farinha branca na alimentação. Além disso, ele é capaz de dar aquela sensação de saciedade, evitando que a pessoa coma demais.

COMO CONSUMIR FARELO DE AVEIA

Para que haja efeito positivo, a aveia deve ser acrescentada ao cardápio diariamente. A recomendação de consumo é de uma a duas colheres de sopa por dia.

 Existem várias maneiras de como consumir o farelo de aveia. Algumas delas são  misturá-la com água, leite, sucos, como também com iogurtes e frutas. Outras sugestões de receitas com farelo de aveia são pães, biscoitos e até pudim.

ONDE ENCONTRAR FARELO DE AVEIA

A aveia é encontrada em farelo, em flocos finos ou grossos, e ainda em farinha. Mas lembre-se de que o farelo de aveia é o modo considerado mais nutritivo, ainda com grande quantidade de fibra beta-glucana, a responsável por regular os níveis de glicemia e reduzir o colesterol.

Os locais para encontrar o farelo de aveia são lojas de produtos naturais ou pela internet.