Farinha de Banana Verde - Foto

A farinha de banana verde ajuda a incrementar a dieta e traz benefícios para a saúde em geral. Confira!

Foto de farinha de banana verde

A banana é um alimento fantástico por si só. É rica em vitaminas, fibras e minerais, seu sabor é delicioso, podendo compor as mais diversas receitas, seu preço de venda é bom e é fácil de ser encontrada.

Benefícios da banana verde

A banana, quando consumida ainda verde é uma grande aliada para a perda de peso. Isso ocorre porque as bananas possuem um tipo de amido resistente, responsável por retardar o processo de digestão e aumentar a sensação de saciedade. Porém esse carboidrato, não é digerido por nosso estômago, mas sim diretamente no intestino delgado, processo no qual reside a maior parte dos benefícios dessa fruta e que são reduzidos durante a fase de amadurecimento dela, quando este mesmo amido é transformado em açúcar.

Amido resistente

O amido resistente ajuda a evitar o excesso de insulina no sangue, atuando no controle e prevenção do diabetes, na prevenção de doenças cardíacas, câncer de intestino e auxiliando também  com problemas de cãibras, constipação intestinal e aumentando a imunidade do organismo.

Farinha de banana verde

Mas como sabemos que ingerir a  fruta, in natura, ainda verde, não é uma experiência muito agradável ao paladar, há a opção de consumi-la no formato de farinha e absorver de uma vez só todos os benefícios, aliando o seu consumo a uma dieta equilibrada.

Onde encontrar a farinha de banana verde

A farinha de banana verde, pode ser encontrada de forma industrializada em supermercados, lojas de produtos naturais ou até mesmo a venda na internet. É possível também, fazê-la em casa.

Como usar a farinha de banana verde

Ela poderá incrementar sua dieta em sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, saladas e bolos, sendo recomendada a quantidade de duas colheres dela por dia, quantidade suficiente para absorver seus benefícios. 

Como fazer a farinha de banana verde

Acompanhe a seguir uma receita prática para fazer em casa:

 

Ingredientes

6 bananas (pode ser de qualquer variedade, em especial a banana prata)

 

Modo de preparo

O primeiro passo é escaldar as frutas  em água fervente por dois minutos.

Em seguida as corte em rodelas, coloque-as lado a lado em uma assadeira e leve ao forno em temperatura baixa.

Deixe que elas assem até ao ponto de se tornarem bem secas e quebradiças. Depois disso, basta retirar do forno, deixar esfriar em temperatura ambiente e bater no liquidificador até adquirir a consistência de farinha.

Por fim, penere o produto  e conserve em um recipiente seco,  deixando-o em local arejado.

Contraindicação da Farinha de Banana Verde

Diferente de outros alimentos, essa farinha não possui contraindicações, podendo beneficiar a família toda. No entanto é importante atentar-se ao consumo de água, para que não haja muito ressecamento das fezes, devido a grande quantidade de fibras presente.

 

Quer saber mais dicas para sua dieta? Não deixe de nos acompanhar! Estamos sempre em busca de novidades para sua saúde e bem-estar. Gostamos também de te ouvir. Compartilhe conosco suas receitas especiais e contribua e ajude quem está buscando uma vida mais saudável!