Conheça os benefícios da farinha de maracujá.

A farinha de maracujá é uma grande aliada para complementar a sua dieta.

Saiba tudo sobre a farinha de maracujá. Seus benefícios, como fazer e muito mais.

A farinha de maracujá diminui os níveis de açúcar no sangue e, por isso, é utilizada pelos diabéticos. Com o tempo, os cientistas descobriram seu poder para bloquear gorduras.

FARINHA DE MARACUJÁ EMAGRECE?

O motivo da farinha de maracujá ser aliada do emagrecimento se dá pela presença da pectina na composição – em grande quantidade na parte branca da casca do maracujá. Trata-se de uma espécie de fibra que se transforma em gel digerível pelo estômago. Com isso, o estômago fica cheio rapidamente, proporcionando uma longa sensação de saciedade.

Essa fibra também age na redução da velocidade de entrada de glicose pelo sangue, retardando a forme. Há relatos de pessoas que perderam 15 kg no período de 6 meses graças à farinha de maracujá, aos exercícios físicos e a um cardápio hipocalórico.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE MARACUJÁ?

Os benefícios da farinha de maracujá não se resumem apenas ao emagrecimento:

  • Ajuda diabéticos do tipo 2 a reduzir os níveis da glicose.
  •  Possui vitamina B3, a niacina, que reduz a ansiedade, ajuda no crescimento infantil, protege as paredes do estômago e otimiza a produção dos hormônios.
  • Contém ferro, que eleva os níveis de energia para atividades físicas e também atua na prevenção da anemia.
  • Possui fósforo, que ajuda a manter os ossos fortes, a oxigenar as células, a reforçar a memória e a melhorar a circulação do sangue.

COMO FAZER FARINHA DE MARACUJÁ?

Para fazer melhor uso das propriedades dessa farinha, o preparo em casa é ideal, sendo necessárias 6 cascas da fruta.

Passo a passo:

  1. O primeiro passo é colocar as cascas de molho, por 15 minutos, em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.
  2. Em seguida, é preciso cortar as cascas em tiras finas e assá-las no forno por 30 minutos.
  3. Quando as tiras esfriarem, basta batê-las no liquidificador até chegar à farinha de maracujá.
  4. Após peneirar a farinha, o ideal é guardá-la em um frasco de vidro na geladeira por até 3 meses.

COMO USAR A FARINHA?

Uma maneira de consumir a farinha de maracujá é pura, mas isso pode gerar gases. A indicação é misturá-la com sopas, frutas amassadas, vitaminas, sucos, dentre outros itens. O sabor da farinha é suave e disfarçado.

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE CONSUMO?

A recomendação diária é não ultrapassar mais que 2 colheres de sopa da farinha de maracujá, pois há risco de prisão de ventre. Seguindo a medição adequada, é preciso beber muita água – pelo menos, 2 litros por dia.