Fibras Solúveis e Insolúveis: Muito se fala das fibras e do quanto elas são excelentes para perder gordura. Confira os benefícios e os alimentos ricos nesses nutrientes

Muito se fala das fibras e do quanto elas são excelentes para nos ajudar a perder gordura e que devem estar presentes na nossa alimentação. Mas porque será que as fibras são tão importantes, qual a diferença entre as solúveis e as insolúveis, e em quais alimentos elas são encontradas em abundância? Descubra isso e muito mais a seguir!

Fibras Solúveis e Insolúveis: Muito se fala das fibras e do quanto elas são excelentes para perder gordura. Confira os benefícios e os alimentos ricos nesses nutrientes

Imagem: Fotolia

 

É justamente sobre esses detalhes que vamos falar hoje, para entendermos melhor a ação desses ingredientes na nossa saúde, e saber como consegui-los.

Fibras Solúveis

Possuem o nome de fibras solúveis porque absorvem a água e se transformam em uma substância gelatinosa que envolve a gordura e impede a sua absorção. Dessa forma, as fibras solúveis contribuem para a prevenção e tratamento do colesterol e diabetes.

As fibras solúveis são boas aliadas na dieta porque saciam a fome por mais tempo, pois aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, sendo indispensáveis em uma dieta alimentar saudável para perder peso.

Fibras Insolúveis 

As fibras insolúveis diferem das solúveis por não absorvem água. A função dessas fibras é acelerar o trabalho do intestino e aumentar o bolo fecal, contribuindo assim para ajudar na prisão de ventre e constipação intestinal. As fibras insolúveis são importantes na prevenção do câncer no intestino porque o protege do contato com substâncias nocivas.

Alimentos Ricos em Fibras

As fibras podem ser encontradas em frutas, leguminosas, verduras, legumes e cereais. Confira abaixo alguns alimentos onde podemos encontrá-las:

Aveia, Feijão, Lentilha, Ervilha, Soja, Laranja, Maçã, Cenoura, Farelo de Aveia, Grão de Bico, Farelo de Trigo, Chia, Arroz Integral, Figo seco, Sementes de Abóbora, Linhaça, entre muitos outros mais.

Embora as fibras sejam indispensáveis para a nossa saúde e bem estar, a ingestão exagerada podem causar desconforto intestinal e diminuir a absorção de nutrientes importantes para o organismo.

Ingestão Diária Recomendada

A ingestão diária de fibras recomendada para um adulto é de 25 a 30 gramas, que devem ser distribuídas durante as refeições. Para conseguir essa ingestão adequada de fibras é importante uma alimentação balanceada, e que contenha alimentos crús e cereais.

Não se esqueça que beber água é essencial para a manutenção das fibras no organismo. É recomendável pelo menos 1 litro e meio de água diariamente, e a água não pode ser substituída por outros líquidos, como suco natural, por exemplo.

A deficiência de fibras no organismo a longo prazo pode trazer problemas cardíacos, colesterol alto e baixa imunidade, porque as fibras desempenham um outro papel importante, que é o combate das bactérias ruins para a saúde, enquanto aumentam a produção das boas bactérias.

Inclua fibras na sua alimentação e lembre-se que alguns alimentos citados acima são apenas para informação e conhecimento – não consumam alimentos restritos na Dieta Dukan durante, para não prejudicar seus objetivos de perder peso.