Conheça os benefícios da fruta cítrica para a sua saúde! Confira:

Conheça as frutas que são ricas em vitamina C e que ajudam a emagrecer!

Saiba quais são as frutas cítricas e como elas podem ajudar a melhorar a sua saúde. Confira:

 

Você sabia que as frutas podem ser doces, hídricas, oleoginosas, cítricas ou semi ácidas? São muitas as variedades de frutas que existem e também os benefícios que elas proporcionam para a saúde. 

 

As frutas cítricas destacam-se por apresentar ácido ascórbico, ou Vitamina C, em quantidade elevada. Pertencem ao gênero de plantas Citrus e família Rutáceas (plantas floríferas) e caracterizam-se pelo sabor ácido.

 

Sua origem é no sul da China, depois seu plantio foi espalhado pelo Oriente Médio, Europa e em seguida América. As frutas cítricas crescem facilmente em climas quentes e de baixa umidade, deve ser por isso que atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de frutas cítricas do mundo.

 

Abaixo você vai saber quais são as frutas cítricas, conhecer melhor suas propriedades e todos os benefícios para a saúde.

Quais são as frutas cítricas

As principais frutas cítricas são: laranja, limão, toranja, lima, tangerina (dependendo da região do Brasil, pode ser conhecida também como laranja-cravo, mexerica, mimosa, bergamota, poncã). Também são cítricas a cidra, pomelo, morango, kiwi, abacaxi, caju, acerola, cupuaçu, jabuticaba, romã, pêssego e a uva.

 

Elas são normalmente consumidas frescas, quando maduras, em receitas de sucos, vitaminas, doces. Até as cascas podem ser utilizadas no preparo de geléias, caldas, chás e em raspas para colocar em massas de bolos.

Frutas cítricas ricas em Vitamina C

As frutas cítricas são ricas em minerais, fibras, vitaminas A e C. Para tirar o maior proveito da vitamina C, presente em grande quantidade nas frutas cítricas, o ideal é consumir ao natural.

 

A recomendação de ingestão diária de vitamina C para um adulto saudável é de 60mg, quantidade encontrada facilmente em um copo de suco de laranja natural.

 

A vitamina C é essencial para o sistema imunológico, ela ajuda o corpo a absorver o ferro e dessa maneira, prevenir problemas de saúde como a anemia.

 

Todas as frutas cítricas possuem vitamina C, porém as que tem mais são o morango, kiwi, acerola, limão e a laranja. 

Benefícios das frutas cítricas para a saúde

Os principais benefícios das frutas cítricas para a saúde são o fortalecimento da imunidade contra doenças e infecções, prevenção do envelhecimento da pele, nutrição e hidratação do nosso organismo.

 

A vitamina C presente nessas frutas combatem o escorbuto, anemia, gripes e resfriados, hemorragias (cicatrizante), níveis de colesterol, intoxicação por tabaco, envelhecimento precoce. É muito recomendada para mulheres grávidas e que estão amamentando, devido a necessidade de maior ingestão da vitamina nesses períodos.

 

As fibras encontradas nesses alimentos ajudam a hidratar o organismo e a prevenir a prisão de ventre. Minerais importantes como o magnésio é encontrado na fruta cítrica tangerina, essencial para ossos, músculos e nervos. Essa fruta em especial, já se sabe, ajuda no sistema diurético e digestivo. Suas folhas, são popularmente usadas para chás calmantes.

Frutas cítricas emagrecem?

Para quem busca emagrecer, as frutas cítricas são pouco calóricas e ainda fornecem essas vitaminas, fibras e sais minerais, e por ter muita água também ajudam a saciar a vontade de comer mais. Nesse sentido, as mais recomendadas são morango, abacaxi, limão e o kiwi.