Você o conhece o gérmen de trigo? Saiba como ele pode beneficiar a sua saúde!

Saiba o que é,  para que serve, como consumir, os benefícios do gérmen de trigo, e mais!

Conheça os benefícios que gérmen de trigo tem a oferecer para a sua saúde. Confira!

O gérmen de trigo é a parte mais rica em vitaminas e minerais do trigo, e é basicamente o embrião da planta. Infelizmente, é descartado durante o processo de refinação do trigo para a fabricação de farinha branca, pois seus óleos naturais – que são saudáveis – fazem com que a farinha estrague mais rapidamente, dificultando a armazenagem da mesma.

Para que serve e por que o gérmen de trigo é tão bom?

O gérmen de trigo possui uma grande carga de fibras e proteínas, podendo servir como um ótimo complemento alimentar, atuando como rejuvenescedor, promovendo desenvolvimento muscular e resistência, emagrecimento, entre outros benefícios.

Entenda melhor seu valor nutricional

2 colheres  (sopa) de gérmen de trigo contém cerca de 1,5g de gordura insaturada, 9g de carboidratos, 4g de proteínas, 2g de fibra dietética (mesma quantidade de uma fatia de pão integral), 2g de açúcares, 60 calorias e é livre de colesterol.

Os principais benefícios do gérmen de trigo

Antioxidante: Este alimento possui vitamina E em abundância, que por sua vez age como antioxidante, sendo capaz de promover a desintoxicação do fígado, aumento da imunidade, controle de glicose no sangue, proteção das células dos danos dos radicais livres, principalmente as cerebrais.

Melhora o humor e ajuda a controlar a ansiedade: Por conter ômega 3, ajuda a manter o sistema nervoso saudável, o que pode diminuir a ansiedade e melhorar o humor. Também ajuda controlar os níveis de colesterol e diminui inflamações.

Previne doenças cardíacas: Foi comprovado por estudos que a fibra dietética presente no gérmen de trigo contribui na prevenção de doenças no coração. Seu complexo de vitaminas B é essencial para a manutenção da saúde cardiovascular.

Ganho de massa muscular: Por ser uma rica fonte de proteína, o gérmen de trigo é recomendado para a reparação de tecido muscular danificado e aumento de massa muscular.

Gérmen de trigo emagrece ou engorda?

Assim como acontece com tudo na dieta, se consumido em excesso e/ou for ingerido juntamente a alimentos muito calóricos, o gérmen de trigo pode ter seus benefícios diminuídos e contribuir com o ganho de peso.

Porém, se inserido na alimentação com os devidos cuidados e hábitos saudáveis, pode ser um maravilhoso aliado da dieta. Seus nutrientes, proteínas, ação antioxidante, minerais e fibras, contribuem com a perda de gordura e melhorias na musculatura corporal.

Como consumir gérmen de trigo e utilizá-lo no emagrecimento?

Pode ser acrescentado em sucos, proteínas, mingau, shakes, farinha de aveia, bolos, panquecas, pães e afins. Também pode ser polvilhado em cima da comida, como cereais, saladas, iogurte, gelatina.

Outra maneira popular de consumo é em forma de óleo, que pode ser utilizado para molhos, por exemplo. Mas sem fritar, pois quando aquecido, perde suas propriedades.

Óleo de gérmen de trigo

O óleo de gérmen possui basicamente as mesmas propriedades e benefícios do mesmo em pó, indicado principalmente em formato de cápsulas, para quem quer incluí-lo na alimentação sem precisar misturá-lo à comida.

Dica: utilize-o em pó para empanar carnes e legumes. Seja criativo e poderá criar seus pratos como preferir.

Conhece alguma receita com gérmen de trigo? Compartilhe com a gente nos comentários!