A fome é um dos aspectos mais difíceis de lidar numa dieta. Quando bate a vontade, o cérebro começa a encontrar  desculpas para consumir a primeira coisa que aparecer. A boa notícia é que já existe um suplemento que ajuda a tirar a fome, ao mesmo tempo que dá a sensação de saciedade: a fibra da raiz de konjak, chamada de glucomannan.

Glucomannan é uma fibra solúvel, feita a partir da raiz de konjac, ela ajuda a eliminar as toxinas presentes em nosso corpo. Conheça mais mais sobre o glucomannan.

O que é glucomannan?

Glucomannan é uma fibra solúvel, feita a partir da raiz de konjac, o mesmo ingrediente do shirataki de konjac, usada na culinária japonesa e chinesa a centenas de anos como gelatina e espessante. Com poucas calorias e com um grande poder de saciedade, essa fibra se expande no estômago, avisando o cérebro de que já não é preciso comer mais, ajudando a manutenção dos objetivos da dieta.

Benefícios do Glucomannan

Muito já foi estudado sobre essa fibra, chegando a resultados impressionantes. Ela ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, e alguns estudos científicos também relatam uma melhoria nos níveis de colesterol e triglicérides, quando consumido com regularidade. Por ser uma fibra viscosa, ela se agarra às gorduras presentes no bolo alimentar, impedindo que essas sejam processadas e absorvidas pelo organismo. Não admira que os orientais a chamem de “a vassoura do intestino” …pois ela ajuda a eliminar as toxinas presentes em nosso corpo.

Como usar

Glucomannan na culinária é a base de muitos macarrões de dieta, que são baixos em calorias e muito versáteis, podendo ser usados em uma grande variedade de estilos, desde macarronadas, a saladas, miojo, etc.
Também existe na forma de suplemento, em cápsulas que devem ser ingeridas cerca de meia hora antes de cada refeição, para que o glucomannan tenha tempo de “encher” o estômago, fazendo com que haja uma grande redução no apetite e na quantidade de alimento ingerido, com a vantagem de evitar que você se sinta inchado ou com gases.
 
O glucomannan em pó pode ser adicionado a líquidos como vitaminas, sucos, shakes de proteína, sopas, etc. Não tem sabor, por isso não altera o paladar, apenas tornando o líquido um pouco mais espesso.
O consumo de líquidos com o uso dessa fibra é fundamental, pois é a água vai ativar o efeito de esponja do glucomannan.

Resultados na perda de peso

Esse suplemento foi alvo de vários estudos científicos. Em 2007 foi publicado no British Journal of Nutrition um estudo em que os participantes perderam em média 4,5 quilos em 16 semanas ao consumirem glucomannan, ao contrário do grupo que usou placebo. Num outro estudo os participantes perderam cerca de 2,5 quilos em 8 semanas sem fazerem nenhuma mudança nos seus estilos de vida, atividade e dieta.

É importante lembrar que essa fibra pode ser um excelente aliado na perda de peso, mas que sozinho não vai realizar milagres. Incorporar o glucomannan numa dieta saudável e controlada trará grandes benefícios à sua saúde, pois é um produto de origem natural, sem químicos pesados ou aditivos. Apenas lembre de beber muita água, tanto para potencializar a fibra, como para evitar criar bloqueios em seu organismo.

O seu consumo excessivo não é recomendado, assim como deve ser evitado em crianças e mulheres grávidas ou a amamentar. De resto, é aproveitar esse grande bônus que a natureza nos dá, e dizer adeus aos quilinhos!