A hidroginástica pode ser o exercício que você estava procurando para perder peso e manter a forma de uma maneira diferente.

A hidroginástica pode ser o exercício que você estava procurando para perder peso e manter a forma de uma maneira diferente.

A hidroginástica pode ser o exercício que você estava procurando para perder peso e manter a forma de uma maneira diferente.

Nem todas as pessoas conseguem se adaptar aos exercícios físicos mais conhecidos ou gostam de fazê-los. Musculação, corrida, caminhada, bicicleta, entre outros, nem sempre atendem às necessidades de seus praticantes ou os motivam. Para essas pessoas que buscam algo diferente, existem inúmeras opções, entre elas temos a hidroginástica.

Como funciona?

De uma maneira bem simples, a hidroginástica é uma série de exercícios, previamente planejados por um profissional competente, feitos dentro da água. Os benefícios desta prática são muitos. Em muitos casos, é o exercício mais indicado, pois além de aliar o exercício aeróbico de baixíssimo impacto a um gasto calórico considerável, proporciona um ótimo relaxamento muscular.

Vantagens da hidroginástica

Mas e perder peso, é possível com a hidroginástica? A resposta é sim, desde que você mantenha uma alimentação equilibrada e saiba das potencialidades da hidroginástica. Ela é o que chamamos de um exercício misto, pois utiliza os metabolismos aeróbico (resistência) e anaeróbico (força). Isso acontece pois a água impõe cerca de 12 vezes mais resistência do que o ar. Portanto, os movimentos feitos dentro da água necessitam de muito mais força do que os movimentos feitos fora da água. Com isso, uma aula de hidroginástica bem conduzida pode chegar a queimar mais de 400 calorias!

 

Outra vantagem da hidroginástica é que, como a imersão na água diminui a ação da gravidade sobre o corpo, ocorre um relaxamento das paredes vasculares, melhorando consideravelmente a circulação sanguínea. Essa melhora da circulação está muito atrelada à melhora do relaxamento muscular e, consequentemente, do sono e da qualidade de vida de uma maneira geral. Além disso, a hidroginástica também é uma prática bastante democrática, pois todos os grupos de indivíduos podem participar dela, desde que com o aval do médico em casos de pessoas com problemas cardíacos. Pessoas com problemas articulares, sobrepeso ou baixa mobilidade podem encontrar na hidroginástica um excelente aliado para a reversão de seu quadro.

Prática segura

Algumas pessoas têm um certo receio quanto à prática da hidroginástica por não saberem nadar. A aula de hidroginástica deve ser feita com água até a altura do ombro, no máximo. Mais que isso, acabará prejudicando o andamento e a execução dos exercícios. Além disso, a grande maioria das academias e clubes oferece toda a segurança necessária para a prática, com professores treinados e boias disponíveis para todos os alunos.

 

Enfim, a hidroginástica, quando praticada regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, é uma prática muito recomendada para a grande maioria das pessoas, seja para perder peso, seja para a melhora de sua qualidade de vida.