Amora - A frutinha que emagrece

Amora – Além de um sabor especial, a pequena fruta auxilia no processo de emagrecimento e traz diversos benefícios à sua saúde. Confira:

Amora - A frutinha antioxidante

 

Fruto da amoreira silvestre ou Silveira, a amora é uma frutinha saborosa e extremamente benéfica para a saúde.

Propriedades da amora

A amora é rica em nutrientes como antioxidantes, fibras, ferro, zinco, magnésio, potássio e se apresenta em três tipos diferentes da fruta, são elas a amora branca, a vermelha e a preta, sendo essa última muito apreciada por seu sabor.

 

A amora pode ser consumida in natura, na composição de sobremesas, geleias, sorvetes e sucos. É possível também aproveitar suas folhas para fazer um poderoso chá de amora com propriedades para a saúde feminina (anote uma receita de chá de folhas de amora ao final dessa matéria).

Benefícios da amora

Dentre os benefícios da amora para o organismo, pode-se citar a prevenção de câncer, pois ajuda a evitar a disseminação de células tumorais, a prevenção de doenças cardiovasculares, o controle da diabetes, conservação da saúde dos olhos, redução do mau colesterol, auxilio na prevenção de anemias, devido a grande quantidade de ferro apresentada em sua composição e ainda é uma aliada para evitar o envelhecimento precoce da pele, graças a ação de seus oxidantes.

 

Destaca-se também que o consumo dessa fruta auxilia o cérebro a estimular a memória e impede o bloqueio do fluxo sanguíneo, além de auxiliar no tratamento de inflamações, infecções e servir como reguladora intestinal.

Onde encontrar  a amora

A amora é facilmente encontrada em várias regiões do Brasil, sendo comercializada em mercados, feiras livres e lojas de produtos naturais e pode ainda ser cultivada em pequenas propriedades, tendo os meses de  setembro a novembro para sua colheita.

Contraindicações

Com tantos benefícios fica difícil de ver a frutinha com alguma contraindicação, mas é importante lembrar que elas existem. O consumo exagerado pode causar diarreias e, além disso, o chá das folhas de amora não deve ser consumido por mulheres em fase de gestação, pois pode trazer efeitos abortivos.

Chá de folhas de amora

Para obter melhor os benefícios dessa fruta, além do consumo da polpa, as suas folhas podem ser utilizadas para fazer chás e desta forma maximizar seus efeitos, em especial para a saúde da mulher, pois ajuda a aliviar as famosas cólicas menstruais, além de ajudar a emagrecer,  pois como já citado acima, atua como regulador intestinal e  também no combate ao mau colesterol, o que aliado a uma boa alimentação, bons hábitos e conciliação de atividade física regular, se reverterá em efeitos positivos para um corpo em forma e uma vida mais saudável.

Receita de chá de amora

Ingredientes:

1 Colher de chá de folhas secas de amora

1 Xícara de água fervente

 

Modo de preparo:

Junte as folhas secas na água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e tome uma ou duas xícaras por dia para alivio de cólicas menstruais.

 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário e explore melhor as outras sessões do nosso site. Temos várias receitas e histórias para te inspirar a ter uma vida mais saudável e o corpo em forma. Estamos também nas redes sociais!