Sabe porque a gente sempre associa o chocolate a uma sensação de alegria e bem-estar? A resposta não está no sabor, e sim na química. Saiba mais!

 Sabe porque a gente sempre associa o chocolate a uma sensação de alegria e bem-estar? A resposta não está no sabor, e sim na química. Ele é um poderoso estimulante da produção de serotonina, enzima responsável pelo humor.

Imagem: Fotolia

O chocolate é um poderoso estimulante da produção de serotonina, enzima responsável pelo humor.

Mas a proibição de chocolate não deve tornar a dieta uma tortura. Seguindo o mesmo princípio, vários outros alimentos são ricos em nutrientes que estimulam nossas enzimas e nos fazem sentir melhor. Com isso em mente, a medicina tradicional chinesa, por exemplo, acredita que podemos escolher os alimentos que possam influenciar positivamente nossas emoções.

É Pura Química

A resposta é puramente química: alguns nutrientes e elementos presentes em frutas e vegetais atuam sobre nossos neurotransmissores, que são as substâncias que se comunicam com nosso cérebro. Então, separamos alguns alimentos que comprovadamente aumentam nosso “índice de felicidade”, sem interferir na dieta. Ou seja, se você achava que era só o velho e bom chocolate que pode deixar você feliz, veja outras opções saudáveis – e permitidas – para sair por aí sorrindo sem interferir na balança.

Mas fica a dica: o segredo não é exagerar no consumo desses alimentos, e sim incluí-los regularmente na dieta.

Alimentos que te Deixam mais Feliz

Peixes: salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3 que reveste as nossas células nervosas, ativando os receptores para a serotonina, enzima que proporciona sensação de bem-estar. Ou seja, o consumo destes alimentos pode minimizar as sensações de tristeza e depressão, bem como aliviar a compulsão por doces.

Chá verde: além de diurético, este chá possui polifenóis capazes de neutralizar os radicais livres presentes no organismo que aumentam o estresse e a fadiga. Além disso, o chá também é um ótimo digestivo.

Brócolis: este legume é rico em ácido fólico, que ajuda a liberar serotonina no organismo.

Tofu: este queijo, feito de soja, possui o dobro de proteínas que o feijão, e ainda é rico em magnésio e ferro – é indispensável no combate a anemia. “A falta de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia”

Pimenta: além de ser amiga da dieta, por acelerar o metabolismo e nos ajudar a perder peso, ainda possui a capsaicina, que é responsável pela ardência da boca e por proporcionar uma sensação de euforia.

Canela: especiaria para incluir na alimentação e não tirá-la nunca mais! É rica em antioxidantes e atua diretamente sobre a insulina, ajudando com isso a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, também reduz a compulsão por carboidratos e doces. Além disso, por ter propriedades termogênicas, ela ajuda a eliminar a gordura abdominal.

A sensação de cansaço e desânimo, muitas vezes é orgânica, e acontece quando o organismo está com falta destes nutrientes, mas agora que você já conhece os alimentos que vão alegrar os seus dias, não perca tempo e encontre o caminho da felicidade com a ajuda da alimentação.