A intolerância á lactose é uma disfunção do organismo que atinge muitas pessoas e tira o prazer de saborear alimentos á base de leite e seus derivados. Para entender melhor esse problema e saber como conciliar a intolerância á lactose com a dieta dukan precisamos antes de tudo saber mais sobre a lactose.

 A intolerância á lactose é uma disfunção do organismo que tira o prazer de saborear alimentos á base de leite e derivados. Conheça as causas e alternativas para consumo.

Foto: Cook_inspire – Fotolia

O que é Lactose

Lactose é um tipo de açúcar característico do leite e presente também em seus derivados. A lactose é composta de monossacarídeos, glicose e a galactose sendo classificada como um dissacarídeo.

Como Ocorre a Intolerância á Lactose

O que acontece é que a lactose para ser quebrada e absorvida pelo organismo (hidrólise) é preciso uma enzima chamada “lactase”. O grande problema é que a lactase só é produzida pelo corpo humano em quantidade suficiente até os 3, 4 anos de idade. Após esse período a produção dessa enzima é muito baixa ou nenhum e isso leva aos problemas da intolerância á lactose. Muitas pessoas sofrem com os sintomas, mas não fazem ideia que são intolerantes.

Com a falta da lactase a lactose estará presente abundantemente no intestino servindo de alimento para flora intestinal fazendo com que esses micro-organismos se reproduzam descontroladamente e causem os desagradáveis sintomas da intolerância á lactose.

Sintomas da Intolerância á Lactose

Os sintomas mais comuns da intolerância á lactose são:

  • Diarréia;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Gases;
  • Desconforto e mal-estar estomacal.

Muitas vezes esses sintomas são confundidos com mal estar alimentar comum e por isso passa despercebido. Quando esses sintomas ocorrem em um período de até 2 horas após a ingestão de leite e derivados e acontece frequentemente o ideal é procurar um médico. Esses sintomas são sinais de que o corpo não está digerindo corretamente a lactose e por isso acontece a rejeição á esses alimentos.

Intolerância á Lactose e a Dieta Dukan

Na dieta dukan é comum o consumo de laticínios desnatados e sem gordura desde a primeira fase da dieta, e trata-se de um alimento importante por ser fonte de proteína. Mas qual a saída para quem sofre de intolerância á lactose e quer fazer a dieta dukan?

A melhor opção é buscar alternativas saudáveis, ricas em proteína e sem lactose.

Existem diversos tipos de leite vegetal muito saborosos, porém na dieta dukan somente os leites e iogurtes de soja são permitidos. Preste atenção aos níveis de açúcar, carboidratos e gordura desses alimentos. Caso não encontre produtos com baixa caloria consuma os normais com moderação.

Você já sofreu algum dos sintomas da intolerância á lactose? Qual a sua alternativa ao leite de vaca?