A isoflavona de soja é uma substância encontrada na soja. Conhecida por seus efeitos estrogênicos é alvo de muitas especulações. Descubra seus efeitos no organismo e na dieta.

A isoflavona de soja é uma substância natural encontrada na soja e que é alvo de muitas especulações. A isoflavona é conhecida por seus efeitos estrogênicos no organismo, pois ela possui uma grande semelhança com o hormônio feminino estrogênio. Mas quais os efeitos dessa substância nas dietas e processos de emagrecimento? Será que a isoflavona de soja engorda ou emagrece?

A isoflavona de soja é uma substância encontrada na soja. Conhecida por seus efeitos estrogênicos é alvo de muitas especulações. Descubra seus efeitos no organismo e na dieta.

Foto: Brent Hofacker – Fotolia

Isoflavona de Soja na Dieta

O consumo da soja se expandiu de forma rápida nos últimos tempos e junto com ela a fama de suas propriedades nutritivas e benéficas para a saúde da mulher. Nas dietas a soja possui um lugar especial considerada fonte de proteínas, fibras e vitaminas essenciais.

E essa substância chamada isoflavona encontrada abundantemente na soja exerce um papel importante sim sobre o emagrecimento. A isoflavona de soja diminui os níveis de colesterol ruim e aumenta o bom colesterol, contribui para a queima de gordura e fortalece os ossos.

A isoflavona possui muitos outros benefícios para o organismo, vamos conferir:

Benefícios da Isoflavona de Soja

Além de ser uma boa aliada na dieta essa substância é muito importante no combate e prevenção de algumas doenças:

  • A isoflavona previne doenças crônicas – degenerativas;
  • Previne câncer de mama;
  • Câncer de colo do útero;
  • Câncer de próstata.

Além disso, seus benefícios são estendidos aos sintomas da menopausa como os “fogachos” ondas de calor que tomam o corpo da mulher durante esse período. Ela atua também sobre os distúrbios emocionais durante a menopausa.

As isoflavonas possuem uma poderosa ação antioxidante, ou seja, combate os processos de envelhecimento precoce das células mantendo a saúde e vitalidade do organismo.

Outros Alimentos que são Fontes de Isoflavona

Além da soja que é a principal e a mais rica fonte de isoflavonas existem outros alimentos que também contém a substância:

  • Broto de Alfafa – possui alto teor proteico e baixa caloria, rico em vitaminas e minerais tem como principais benefícios ao organismo a prevenção ao raquitismo, tratamento da anemia, recalcificante para os ossos e no trato de problemas nas articulações.
  • Linhaça – fonte de fibras, ômega 3 e 6 é um alimento funcional muito usado em dietas de emagrecimento oferece uma extensa lista de benefícios á saúde.

Trevo vermelho, Alcaçuz e Angélica são ervas medicinais que contém isoflavona e são usadas em tratamentos para os sintomas da menopausa, cicatrização de ferimentos, tônico fortificante entre outros.

Efeitos Colaterais da Isoflavona de Soja

O consumo exagerado dessa substância pode causar males á saúde, seus efeitos colaterais inclui bloqueio endócrino, supressão da tireoide, da imunidade e da produção de esperma, quebra de DNA e aumento no índice de leucemia e infertilidade.

Entre os efeitos mais preocupantes é o dimorfismo sexual e a possibilidade maior de desenvolver diversos tipos de câncer.

Esses efeitos colaterais estão ligados ao consumo exagerado da isoflavona de soja em sua forma isolada, isso sem prescrição e orientação médica. Além disso, é importante ficar atento á composição e quantidade de isoflavona nos alimentos á base de soja assim como os suplementos nutricionais.

Quantidade Diária de Isoflavona

Para quem deseja usar suplementos vitamínicos ou nutricionais á base dessa substância a melhor opção é procurar um nutricionista para saber a quantidade adequada para seu organismo e suas necessidades.

Geralmente as doses recomendadas não são as mesmas para todos os indivíduos.

Você já usou a isoflavona de soja como suplemento ou medicamento? Quais os benefícios desse produto na sua saúde?