Conheça os benefícios da jabuticaba, a deliciosa fruta que ajuda no emagrecimento. Veja

A jabuticaba é uma fruta brasileira que você deve inserir no cardápio. Conheça todos os benefícios da jabuticaba para a saúde. Veja:

Conheça os benefícios dessa deliciosa fruta brasileira que auxilia no emagrecimento. Confira!

 

A jabuticaba é uma pequena e poderosa fruta, típica brasileira, que nasce da jabuticabeira e que pode ser encontrada principalmente nos meses de julho a agosto, outubro e novembro.

 

Conhecida por ser uma excelente fruta para a saúde, é geralmente consumida em sua forma pura (de formato arredondado e cor roxo-escura) ou em receitas de sucos, geleias, doces, bolos, chás terapêuticos (com o uso de suas folhas, por exemplo).

 

A jabuticaba possui baixo teor calórico e pouca gordura, além de ter importantes vitaminas e sais mineiras, indispensáveis para uma alimentação saudável.

 

Conheça os segredos e os benefícios dessa fruta, que é fonte de rejuvenescimento e ajuda a emagrecer e a diminuir o estresse.

Origem da jabuticaba

Guapuru ou jabuticaba, tem esse nome originado da língua indígena tupi, na qual significa “frutas em botão”. Essas frutinhas redondas, de cor escura, nascem das árvores jabuticabeiras que pertencem à família das mirtáceas, nativas da Mata Atlântica e podem ter diferentes espécies: Sabará, Ponhema, Vermelha, Precoco, entre outras..

Época da Jabuticaba

A jabuticabeira pode ser encontrada em quase todo território brasileiro, porém é mais comum no estado de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, e também em outras regiões da América do Sul.

 

Na cidade de Sabará, Minas Gerais, a jabuticaba é abundante nos meses de outubro e novembro (melhor época) e vira ingrediente principal do festival que oferece a fruta em licores, doces, tortas e até vinhos, uma delícia!

Propriedades e benefícios da jabuticaba

A jabuticaba é uma ótima fonte de sais minerais, como ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. É fonte de fibras, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. Uma fruta a ser colocada na dieta, sem dúvida, ideal para o rejuvenescimento, para combater o reumatismo, osteoporose, colesterol ruim e problemas de pele e de cabelo.

Vitaminas da Jabuticaba

Outra vitamina presente em sua polpa é a niacina (vitamina do complexo B), que ajuda na digestão e na liberação de toxinas. Para quem quer emagrecer, a fruta apresenta baixo teor calórico, gordura e carboidratos, e boas fibras que saciam a vontade de comer. 

Casca de Jabuticaba

Já em sua casca de pigmentos escuros está um importante composto molecular chamado antocianina. A antocianina oferece inúmeros benefícios para a saúde, tem forte ação antioxidante, ajudando o corpo na luta contra radicais livres, formação de tumores, problemas cardiovasculares e diabetes (sendo eficiente no controle de glicose no sangue). A casca é também muito utilizada para fins medicinais, como por exemplo, para tratar diarreia e inflamações nas amídalas e intestinos, por suas propriedades fitoterápicas.

 

Ainda em dúvida se vai ou não acrescentar essa pequena, porém poderosa fruta em seu cardápio? Que tal começar preparando deliciosas receitas como vitaminas, geleias, sucos e bolos? A dieta vai ficar mais saborosa e o seu corpo, mais bonito e protegido.

Receitas com Jabuticaba

Geleia de Jabuticaba  

Tempo de preparo: 30 min

Rendimento: 1 porção

 

Ingredientes:

1 Colher de sobremesa de gelatina incolor

1 Colher de chá de amido de milho

1/2 Xícara de adoçante

2 Xícaras de água

150 Gramas de jabuticaba

 

Preparo:

Bata rapidamente as jabuticabas no liquidificador com a água.

Em uma panela, adicione as jabuticabas e o adoçante.

Deixe ferver por 20 minutos.

Enquanto isso, hidrate a gelatina com água fria.

Depois de ferver, peneire a jabuticaba.

Adicione o líquido peneirado na panela com o restante dos ingredientes.

Aqueça sem levantar fervura.

Coloque em um recipiente e sirva fria.

Sorvete de Jabuticaba  

Tempo de preparo: 40 minutos

Tempo de espera: 2 horas

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:

1/2 quilo de jabuticabas

1/2 xícara de chá de água

Uma receita de leite condensado light (receita aqui)

 

Preparo:

Com as jabuticabas lavadas, coloque-as em uma panela.

Adicione a água e deixe cozinhar de 20 a 30 minutos.

Coe a mistura

Leve a polpa para o congelador por 2 horas.

Depois de congelada, bata no liquidificados com o leite condensando light e bata por 5 minutos.