Conheça e tire todas as suas dúvidas sobre lactobacilos, as chamadas bacterias do bem. Confira!

Essenciais ao organismo humano, elas ajudam na prevenção de doenças e infecções. Confira!

Conheça todos os benefícios do lactobacilos para a sua saúde. Confira!

O organismo humano serve de abrigo para milhares de micro organismos, em especial no intestino, onde um agrupamento de bactérias chamado de flora intestinal é responsável por auxiliar na digestão alimentar e prevenir doenças. É neste grupo que se encontram os lactobacilos, o destaque do artigo de hoje.

O que são lactobacilos?

Os lactobacilos são micro organismos integrantes de um gênero de bactérias anaeróbicas que atuam a favor do bem-estar do intestino.

São conhecidos por trazer inúmeros benefícios ao organismo humano em especial pelo fato de eles trabalharem na absorção de nutrientes, na melhora da digestão e na redução da proliferação de bactérias nocivas, fortalecendo dessa maneira o sistema imunológico e prevenindo ainda a formação do câncer de cólon.

Além disso, eles produzem uma espécie de líquido que protege as pequenas dobras intestinais, ajudam na digestão da lactose e no auxilio da produção de enzimas e vitaminas do complexo B e K.

Precisamos ingerir mais lactobacilos, além daqueles que já existem no organismo?

Sim. Ocorre que devido a ingestão de remédios antibióticos e ao surgimento de certas doenças, a flora intestinal muitas vezes  entra em desequilíbrio, ou seja, o número de toxinas e bactérias nocivas aumenta e diminui gradativamente  a quantidade de bactérias boas, fazendo-se necessário a sua reposição.

Essa reposição pode ser facilmente realizada por meio da ingestão dos lactobacilos vivos, presentes em alimentos como leite fresco (direto da vaca), a coalhada, iogurtes, alguns queijos frescos e principalmente nos chamados alimentos probióticos, que são aqueles modificados geneticamente em laboratórios e comercializados com o intuito de levar micro organismos vivos ao sistema digestivo.

Quando fazemos uso de algum desses alimentos, em especial dos probióticos, conhecidos no formato de leite fermentado e até mesmo de cápsulas de suplemento alimentar, os lactobacilos presentes neles conseguem atravessar o estomago e se multiplicar rapidamente, ajudando a reequilibrar a flora e iniciando seus trabalhos a favor da saúde do corpo.

O consumo de probióticos

Apesar de todos os benefícios citados anteriormente, no Brasil a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta que os alimentos pertencentes a essa categoria devem ser identificados no rótulo com a quantidade e nomes de lactobacilos vivos presentes e ainda trazer a informação de que o mesmo contribui para a flora intestinal, porém sua embalagem deve conter a porção adequada do mesmo pronta para consumo imediato.

Não há restrição de idade para o consumo de probióticos nem contraindicações gerais, mas seu uso deve estar aliado a boas práticas alimentares e também de exercícios físicos para potencialização de seus efeitos.

Quer saber mais sobre outros aliados da saúde? Continue acompanhando nosso site. No Dieta e Receitas há espaço também para suas opiniões, críticas e sugestões! Compartilhe conosco e visite nossas redes sociais.