Muitas vezes quando uma pessoa começa uma dieta, a primeira coisa que ela pensa em cortar são os laticínios, por causa da má fama dos derivados do leite, muitas vezes ricos em gordura. Mas estudos científicos recentes provam que os laticínios podem na verdade ser uma grande ajuda na perda de peso. Confira!

Qualidades nutricionais

Sem dúvida que oferecer ao organismo todos os nutrientes que ele necessita para funcionar adequadamente ajuda na perda peso, pois uma máquina em perfeitas condições funciona muito melhor. O leite de origem animal e os seus derivados são um dos alimentos mais completos que existe – um copo de leite possui muitos dos nutrientes que uma pessoa necessita, sendo uma excelente fonte de proteínas, açúcares, vitaminas e minerais. Embora os laticínios não devam substituir uma alimentação equilibrada e variada, incorporar alguns copos de leite, iogurte ou queijo à sua alimentação é uma excelente aposta.

Promoção da perda de peso

Já se sabe a algum tempo que uma dieta rica em cálcio ajuda o organismo a eliminar mais gorduras, mas o mito de que laticínios engordam assusta muita gente. Mas um estudo recente feito pela Universidade do Tennessee provou que quando o cálcio provém dos laticínios essa perda é muito mais acentuada.

Nesse estudo, três grupos de pessoas obesas fizeram uma dieta de restrição calórica, sendo que todos eliminaram diariamente menos 500 calorias do que normalmente consumiriam. Desses três grupos, o primeiro teve uma grande quantidade de laticínios na dieta, podendo escolher entre leite e iogurte normal ou magro, e diferentes tipos de queijo. O segundo grupo consumiu uma alta dose de suplementos de cálcio, mas sem laticínios, e o terceiro grupo fez uma dieta baixa em cálcio e com poucos laticínios.

Os resultados foram surpreendentes. Embora todos os grupos tenham perdido peso devido à restrição de 500 calorias por dia, o grupo com o alto consumo de laticínios foi o que perdeu mais peso em média, tendo eliminado cerca de 11% da sua gordura corporal, contra o grupo que suplementou com cálcio, que acabou por perder em média cerca de 6% da sua gordura corporal. O que é mais interessante é que a zona do corpo onde os participantes que consumiram laticínios eliminaram mais gordura foi na zona do estômago/barriga, que além de esteticamente indesejada, também está associada a riscos cardíacos e diabetes.

Quais laticínios consumir para perder peso?

A melhor aposta será laticínios magros, como queijo cottage, iogurte grego magro e leite desnatado. O consumo de cerca de quatro unidades diárias é suficiente para oferecer todos os benefícios dos laticínios, deixando espaço para o consumo de outros alimentos também importantes numa dieta saudável. Para quem sofre de leve intolerância à lactose presente no leite, recomenda-se o consumo de laticínios oriundos de cabras e ovelhas. Para quem sofre de grande intolerância à lactose, o melhor será optar por leite vegetal, mesmo que isso venha diminuir a ajuda na perda de peso.

Você acreditava no mito que lacticínios engordam? Ou será o excesso de consumo responsável pelo aumento de peso? Está na hora de substituir aquele lanchinho menos saudável por um bom iogurte magro. Com laticínios tão deliciosos ajudando na perda de peso, fica muito mais saboroso emagrecer!