Imagem de leite de arroz

Conheça esta opção leve e vegan, que pode substituir ou complementar o leite de vaca!

Foto de leite de arroz

O leite de arroz é um leite de origem vegetal completamente seguro para pessoas com intolerância à lactose. Ele também possui pouca gordura, sendo um bom aliado para a dieta e emagrecimento, além de ser recomendado para vegetarianos e veganos, por ser totalmente livre de produtos de origem animal ou subprodutos.

Leite de arroz ajuda a emagrecer

Apesar de conter mais carboidratos que o leite de vaca, o leite de arroz não contém nenhum colesterol ou lactose, o que o torna uma opção mais saudável. Ele ainda ajuda a “limpar” o organismo, pois melhora a digestão e auxilia na eliminação de colesterol. Um copo de leite de arroz contém 140 calorias, contra 185 de um copo de leite de vaca integral e 97 de um copo de leite de vaca desnatado. Apesar de conter praticamente 4 vezes menos de gordura que o leite integral, o leite de arroz possui um pouco mais de gordura que o leite desnatado.

Os benefícios do leite de arroz:

  • Contém pouquíssima quantidade de gordura;
  • Beneficia e fortalece o sistema imunológico;
  • De fácil digestão;
  • Zero lactose, sendo ideal para pessoas intolerantes à lactose ou com alergia à soja;
  • Livre de colesterol.

Prós e contras

O leite de arroz contém maior quantidade de carboidratos, porém, não contém tanto cálcio ou proteína quanto o leite de vaca, sendo recomendado que as pessoas que fizerem essa substituição incluam mais proteína em sua dieta através de outros alimentos ou suplementos. Quanto ao cálcio, não é preciso, pois a maioria das marcas comerciais de leite de arroz o adicionam em quantidade necessária. O leite de arroz também é frequentemente fortificado com ferro, vitamina A, vitamina B12 e vitamina D.

Como fazer leite de arroz

Primeiramente, devemos lembrar que, apesar de fácil e saudável, o leite de arroz feito em casa não conterá  todos os nutrientes que as marcas adicionam nos leites de arroz industrializados. Uma alternativa é acrescentar amêndoas ou algumas vitaminas e proteínas em pó.

Receita de leite de arroz doce e gostoso, pronto para consumo e similar ao leite de vaca: 

Ingredientes:

4 Copos de água
½ Copo de arroz cru ou 1 copo de arroz cozido
1 Colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz (sem lavar ou ficar de molho) na água com o extrato de baunilha até ficar com consistência pastosa (não seco).
Deixe esfriar e coloque no liquidificador; bata até ficar com consistência cremosa.
Deixe descansando por pelo menos 45 minutos e depois filtre com uma gaze, pano de filtrar queijo ou peneira.

 

Sugestões: pode ser adoçado com mel ou açúcar mascavo. Fica mais saboroso se incluir canela.

 

Uma das vantagens de se beber leite arroz em vez de leite de vaca, é que ele é saudável para o coração, pois estudos mostram que sua pouca gordura ajuda a reduzir o colesterol no sangue.

Apesar de ser saudável, é indicado que seja complementado com outros alimentos ou comprado industrializado – com a desvantagem de ser mais caro – por não ser nutricionalmente suficiente na substituição do leite de vaca.