Conheça os benefícios da lichia, a deliciosa fruta que auxilia no emagrecimento. Confira

Lichia: A deliciosa fruta que é livre de gordura saturadas e colesterol e que nos ajuda a emagrecer. Confira:

Conheça os benefícios da lichia e saiba como utilizá-la como aliada da dieta

 

Além de ser uma fruta doce e suculenta, está comprovado que a lichia pode ser uma grande aliada no emagrecimento. Rica em vitaminas, nutrientes e antioxidantes, são vários os seus benefícios, tanto para a beleza quanto para a saúde.

O que é a lichia?

Trata-se de uma fruta de origem chinesa, de prático consumo. Sua polpa translúcida de consistência gelatinosa possui um sabor leve e adocicado, podendo ser consumida ao natural ou em sucos, doces, sorvetes, geleias e até mesmo caipirinha.

Propriedades da lichia

Além de possuir um alto teor de água, a lichia é muito nutritiva. É tão rica em vitaminas que chega a satisfazer sozinha 86% da necessidade diária do corpo de vitamina C. Também possui uma boa quantidade de fibras dietéticas e é rica em polifenóis – o que a torna um excelente antioxidante – além de ferro, potássio, cálcio e fósforo.

Calorias da lichia

É tão saborosa que dá a impressão de possuir mais calorias do que realmente têm, mas cada 100g de lichia contem apenas 65 kcal. Para fins de comparação: um bombom Sonho de Valsa de apenas 21g possui sozinho 113 kcal, um valor calórico bem acima de 100g de lichia, por uma quantidade bem menor de alimento.

Benefícios da Lichia

São tantos os benefícios que a lichia é até mesmo utilizada como medicina alternativa na China. Confira as vantagens que essa fruta deliciosa pode trazer para sua forma física e saúde:

Emagrecimento e equilíbrio 

A lichia realmente ajuda a emagrecer. Ela é livre de gorduras saturadas e colesterol, além de ser rica em fibras e potássio, que mantém o nível de sódio e ajuda a manter também o nível da pressão sanguínea, reduzindo o risco de AVCs e ataque cardíaco. Além disso, possui um polifenol chamado Oligonol, que ajuda a dissolver a gordura do corpo.

Aumenta o metabolismo

A lichia possui alta quantidade de vitaminas do complexo B e fibras, que aceleram o metabolismo. É altamente indicada para pessoas que sofrem de resistência à insulina devido ao metabolismo lento. Também altamente indicada para indivíduos com grande risco de tornarem-se diabéticos.

Pele linda e jovem 

A principal causa do envelhecimento da pele são os radicais livres produzidos no corpo. Foi comprovado que alguns antioxidantes destroem esses radicais livres,  retardando o processo de envelhecimento.  O alto teor de vitamina C e água da lichia é uma combinação ideal de fatores para manter a pele rejuvenescida e saudável. A vitamina C limpa as impurezas e a água as conduz para fora do corpo, o que é ideal para manter a pele jovem, lisa, hidratada, com menos rugas e linhas finas.

Aumenta a imunidade

A lichia é ótima para aumentar a imunidade e proteger de doenças comuns, como gripe, resfriado e tosse. Também é recomendada em casos de indivíduos com escorbuto.

 

A vitamina C, em alta concentração na lichia, fortalece o sistema imunológico para proteger de infecções diárias. Essa vitamina é solúvel em água, portanto, não é armazenada no corpo, sendo eliminada diariamente pelas excreções corporais. Isso significa que devemos reabastecer o organismo diariamente, e a lichia é uma excelente opção.

Sistema sanguíneo

Além de todos os benefícios citados, a composição mineral de lichia juntamente com a vitamina C, auxilia a produção e circulação sanguínea. De nada adianta consumir alto teor de ferro sem a vitamina C, pois ele depende dela para se converter em níveis saudáveis ​​de hemoglobina no sangue.

Ajuda na digestão

Mais um fator que faz com que a lichia auxilie no emagrecimento. Seu alto teor de fibras e água faz com que ajude na digestão, além da pectina presente na fruta proteger contra a constipação e câncer de cólon, estimulando os movimentos intestinais.

Receitas com lichia

Chá de lichia

Você pode aproveitar as cascas da lichia para preparar um chá, que é indicado em casos de problemas intestinais. Basta misturar as cascas com água fervente e deixar por 3 minutos em processo de infusão.

Chá branco com lichia

Misture as cascas da lichia e o chá branco com água fervente e deixar por 3 minutos em processo de infusão.

Suco de lichia detox

Com apenas 200ml de água de coco, 6 unidades de lichia sem caroço, meio limão, uma rodela pequena de gengibre e hortelã a gosto, você pode preparar um refrescante chá de lichia desintoxicante. É só bater todos os ingredientes no liquidificador e adoçar com mel ou adoçante de sua preferência.