Faça dieta sem perder o equilíbrio emocional. Aposte na meditação e tenha a chave para uma vida sem estresse

O estresse é um grande inimigo das boas mudanças na vida, incluindo a dieta. O nervosismo do dia a dia, as pressões sociais, a autoestima, e as exigências da vida moderna provocam irritabilidade, cansaço e por vezes até depressão.

Faça dieta sem perder o equilíbrio emocional. Aposte na meditação e tenha a chave para uma vida sem estresse

O  estresse em si não é negativo. Ele foi muitas vezes crucial para a sobrevivência humana, ao ativar o instinto de fuga, acelerando o batimento cardíaco, aumentando as hipóteses de sobrevivência.

Hormônio do estresse

O hormônio do estresse, cortisol, é essencial para a vida, e tem efeito anti-inflamatório, também ajudando a manter o açúcar no sangue, para ser mais rapidamente metabolizado pelo fígado. Basicamente, o efeito do cortisol é potencializar a obtenção de energia para proteger a vida de algum perigo.

O excesso de hormônio cortisol altera o nível de açúcar no sangue, e em vez de comida saudável, começamos a precisar de comidas processadas e com muito açúcar e carboidratos, além do apetite disparar. Além disso, o açúcar elevado no sangue provoca letargia, que tira a vontade de fazer exercício e provoca inchaço, criando uma bola de neve: aumenta o peso, que piora o estresse, acabando com a dieta de vez.

Estresse crônico

O problema é o estresse crônico, aquele que nunca tem alívio, que ao ser recorrente, acaba por aumentar a tolerância do nosso organismo ao hormônio segregado pelo estresse, o cortisol. Quando isso acontece, começa a haver resistência à insulina, aumento do apetite, perda de massa muscular, dificuldades de cicatrização da pele e uma grande baixa no sistema imunitário, sem contar com todos os efeitos psicológicos que vêm junto – tristeza, depressão, enfim, tudo o que não é bom.

A meditação tem sido estudada por muitos psicólogos, neurologistas e cientistas em geral como uma ótima resposta a esse problema. Ela ajuda a diminuir os níveis de cortisol no nosso corpo, basicamente regulando a quantidade de hormônios até um nível aceitável.

Melhor ainda, tanto faz se a meditação tiver cunho espiritual ou não – desde que você esteja tirando algum tempo do dia para afastar a sua mente dos seus problemas, num cantinho confortável, focada na sua respiração e nada mais, os resultados aparecem. A meditação diminui a ansiedade, o pânico e a depressão, e a prática diária traz resultados sem igual.

A meditação também pode aumentar a positividade na sua vida, ao melhorar o seu humor, resistência psicológica, e experiências emocionais positivas em geral. A meditação evolui com a prática, o que significa que quantas mais vezes você praticar, mais rapidamente, e mais facilmente você vai conseguir desfrutar dos seus benefícios.

Não há dúvida de que o estresse contagia todas as áreas da vida, afetando o emagrecimento e a manutenção de um peso saudável também. Então, seja você uma pessoa espiritual ou não, voltada para filosofias orientais ou não, use a meditação como uma técnica para se sentir melhor, e você vai notar melhorias em todas as áreas da sua vida.