Conheça os benefícios do melão a fruta saborosa que auxilia no bom funcionamento da insulina no organismo.

Conheça os benefícios do melão e saiba como esta saborosa fruta pode ajudar no bom funcionamento da insulina no organismo. Confira:

Conheça o melão, o calmante natural que ajuda no bom funcionamento da insulina no organismo.

É quase impossível se render apenas a um pedaço de melão. Saborosa e suculenta, esta fruta típica do Brasil trás benefícios para a saúde, desde uma pele mais bonita e saudável até uma melhor resistência do sistema imunológico.

Assim como outras frutas consumidas principalmente no verão, o melão possui vitaminas e propriedades que auxiliam na saúde de qualquer pessoa. Embora pareça ser uma fruta doce e apetitosa, é preciso cuidar com os excessos ao opta-lá, por exemplo, como uma sobremesa.

Origem do melão

Sua origem é asiática, é produzida pelo meloeiro (Cucumis melo L.). Recebeu este nome na aldeia Papal italiana de Melão, onde era cultivado em 1700 dC. O melão pertence à mesma família da abóbora, melancia e pepino, mas foi apenas em 1960 que chegou ao Brasil.

De início, seu cultivo se concentrava no Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas por se desenvolver melhor em regiões com clima quente, é no Nordeste que se concentra a maior produção dessa fruta atualmente.

Quais os benefícios para a saúde?

O melão atua como um calmante natural. Além disso, tem atuação digestiva e diurética. O cuidado é para não consumir em excesso, pois pode dar diarréia. Conheça alguns dos benefícios deste poderoso alimento:

● Ajuda a melhorar o sistema imunológico;

● Ajuda a controlar a pressão sanguínea;

● Hidrata o corpo;

● Funciona como diurético;

● Auxilia no tratamento de reumatismo;

● Ajuda a regular o ciclo menstrual;

O melão engorda ou emagrece?

Mesmo com tantos benefícios, as frutas em gerais apresentam diversas contradições como, se engorda ou emagrece. Saiba primeiramente que é importante consumir frutas e engordar ou emagrecer vai depender, sobretudo da quantidade que você consome.

Alguns nutricionistas recomendam o consumo desta fruta para perder peso. E não é por nada. O melão tem em sua composição cerca de 90% de água, isso por si só já é um grande aliado. E mais, apresenta apenas 30 kcal em cada fatia de 100g, ou seja, são poucas calorias ingeridas.

Por isso, o indicado é comer a fruta de forma controlada, sem exageros. Você pode variar experimentando fazer um suco detox com a fruta ou até mesmo um suco natural. Fica saboroso e é muito nutritivo.

Melão e diabetes

Pesquisas vêm apontando que o melão é uma ótima opção para ser consumido por aqueles que têm diabetes ou que querem prevenir. Isso porque ele tem magnésio, que atua no bom funcionamento da insulina no organismo, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Aqui a dica é para os que possuem diabetes evitar tomar o suco com muito açúcar, pois pode acontecer o contrário e a diabetes se elevar. Para um consumo saudável uma fatia grande de melão por dia é o suficiente.

Suco detox de melão

Aproveite todas as propriedades do melão preparando esse delicioso suco detox.

 

Ingredientes

1/2 melão

1 lasca de gengibre

1 colher de sopa de linhaça

 

Preparo

Bata tudo no liquidificador

E ai, o que acharam do melão? Vão incluir em seu cardápio?