Aprenda a comer de um jeito saudável para melhorar a qualidade de vida. Veja:

Mude a sua vida. Aprenda a se alimentar de uma maneira saudável para ter mais qualidade de vida. Veja:

Mude a sua alimentação e viva melhor.

 

Há muito tempo se ouve falar da pirâmide alimentar, mas o que é a pirâmide alimentar afinal? 

 

A pirâmide mostra uma maneira equilibrada de consumir cada grupo alimentar e está baseada nas necessidades diárias de um ser humano adulto, por isso ela é adaptada a cada pessoa de acordo com suas necessidades, a pirâmide é o conceito básico de nutrição. Hoje vou mostrar a vocês esses conceitos e como cada grupo alimentar funciona em nosso corpo.

O que comer para ter uma vida mais saudável?

Carboidratos

Famoso por ser o causador das gordurinhas, o carboidrato é o motor da nossa vida, é ele que nos fornece energia para agirmos, pensarmos, e a ausência total dele pode acarretar sérias doenças e problemas; como perda de memória, déficit de atenção, ausência de movimentos rápidos e percepção, visão turva, cansaço, entre outras.

 

O carboidrato não deve ser ingerido em excesso, apenas o essencial para suas atividades diárias. Você pode encontrar o carboidrato; nos pães, nas massas, nos tubérculos, entre outros. Existem 2 classificações para carboidratos; os carboidratos simples e os complexos, os simples são rapidamente transformados em glicose para o nosso corpo, enquanto o complexo nos fornece energia por mais tempo. Sendo assim, prefira sempre o consumo dos complexos; alimentos integrais.

Proteínas

Muito usadas por esportistas para ganho de massa muscular, a proteína é o alimento construtor, ou seja são responsáveis pelo processo de crescimento, desenvolvimento, reparação dos tecidos e resistência do organismo às doenças. A proteína pode ser encontrada em carne de boi, frango, peixe, ovos, leites entre outros. O consumo descontrolado da proteína é eliminado diretamente na urina, o corpo utiliza apenas o que lhe interessa e o resto é jogado fora, além disso, quem consome muita proteína, deve-se beber muito mais água do que aquele que não a consome em grande quantia.

Gorduras

Para muitos esse nome da até medo, mas se eu te contar que ele não é um vilão e pode ajudar na sua dieta você vai acreditar? A gordura libera ácidos graxos que nosso corpo não consegue produzir, mas não são todas as gorduras que são boas para o corpo não, é preciso ficar atendo nas gorduras trans, que são inimigas do nosso coração. Anote aí alguns alimentos ricos em gorduras boas; castanhas, amêndoas, óleo de coco e azeite. Mas não consuma em excesso, a castanha do Pará, embora ótima gordura e cheia de vitaminas, tem por  exemplo 657 calorias em apenas 100 gramas.  

Frutas e Legumes

Ignorado na mesa de muita gente, as frutas e os legumes são os alimentos reguladores, essenciais e importantes para o nosso corpo, nos fornecem vitaminas, sais minerais e fibras. Agem no organismo ajustando o funcionamento geral. 

A importância de incluir todos os alimentos em nossa dieta, é além de tudo, fazer com que nosso corpo funcione de forma natural e saudável. O consumo correto de todos os alimentos nos fornece vitaminas e minerais capazes de nos fazer viver mais e melhor. Aposte numa vida saudável e balanceada!

E você, o que costuma comer? Está comendo de forma saudável?