É muito importante ter uma boa alimentação antes dos treinos. Entenda o por quê!

Saiba os benefícios de comer os alimentos certos antes do treino!

Para termos toda a energia que o nosso corpo precisa durante o treino, precisamos ter uma alimentação selecionada antes. Saiba o que comer antes dos treinos!

 

Culto ao corpo é algo super comum nos dias de hoje. Seja na TV, revistas, academias ou até mesmo dentro de casa. Quem pratica algum tipo de exercício físico já deve ter parado para se perguntar: o que devo comer antes do meu treino? Pois bem, me chamo Henrique Lima, sou Nutricionista e vou dar algumas dicas para você!

Como escolher os alimentos certos?

A escolha exata dos alimentos é variável, uma vez que o indivíduo em questão deverá ser avaliado e, assim, sua dieta adequada às suas necessidades e objetivos. Bem como, o tipo de exercício, frequência e intensidade, vão ser fatores os quais influenciarão na estratégia alimentar a ser adotada.

 

Mas de uma maneira geral, antes do exercício é preciso dar uma importância maior ao consumo de alimentos fontes em carboidratos. Ué!? Sim, não escrevi errado! Esse nutriente tem o papel primário de dar energia às nossas células.

 

Pense comigo: no exercício você vai recrutar diversos grupamentos musculares e com isso…. Vai gastar energia! É aí que entram os carboidratos, eles vão fornecer a energia que seu corpo demandará no exercício. Isso não quer dizer que você só vá consumir alimentos que os contenham.

Quais alimentos comer antes do treino?

Na realidade, deve-se contemplar tanto os carboidratos, quanto as proteínas e as gorduras. Mas em termos de quantidade, aqueles devem ser priorizados.

 

Todavia, não devemos nos preocupar apenas com a quantidade. Mas também, com a qualidade. Ou seja, não basta escolher qualquer alimento fonte em carboidrato. Se fosse tão simples, bastaria que comêssemos um prato cheio de açúcar refinado. Afinal, açúcar nada mais é do que carboidrato. 

 

Então, é importante dar preferência a carboidratos provenientes de alimentos ou produtos integrais os quais sejam fontes em fibras (são os carboidratos de baixo índice glicêmico).

 

Assim, o carboidrato será digerido e liberado de forma gradual para a corrente sanguínea. Isso vai ser importante para que suas células estejam continuamente tendo um influxo de energia.

Consumo inadequado do carboidrato

Caso seja feito um consumo inadequado, com carboidratos de alto índice glicêmico, é possível que haja o que chamamos de hipoglicemia de rebote. O que é isso? De uma maneira mais fácil de ser compreendida, seria o seguinte: o carboidrato é absorvido de uma forma rápida pelo nosso organismo e logo em seguida, já não há mais nada a ser absorvido.

 

Com isso, as células só terão o açúcar presente no sangue o qual vai acabar logo em seguida. Qual o resultado? Vai faltar ‘’combustível’’ e pode surgir a tontura e com isso, queda no rendimento esportivo.

Busque sempre a recomendação de um nutricionista

Por isso, finalizo com a seguinte orientação: quer mudar seus hábitos alimentares? Quer uma dieta equilibrada para uma saúde em dia e também para fins estéticos? Busque ajuda com um Nutricionista! Esse é o único profissional habilitado para prescrever dietas e o seu devido acompanhamento.