Saiba tudo sobre crossfit

Conheça a atividade física que virou sensação entre os seguidores da dieta paleo.

Conheça o crossfit - A moda que chegou para ficar!

 

CrossFit é um método de treino que mistura varias modalidades, unindo repetições em alta intensidade e altas cargas de peso. Os militares foram os primeiros a abraçar este conceito e, hoje em dia, a prática já virou moda. O CrossFit chegou ao Brasil há pouco tempo e, neste último ano, ficou muito conhecido. Os praticantes de CrossFit têm uma linguagem específica e adoram falar sobre ele.

O INÍCIO

O americano Greg Glassman é o criador do método de treinamento chamado CrossFit. Em 1974, com 18 anos, Greg, estudante universitário na época, começou a trabalhar como treinador de ginástica olímpica em Pasadena, Califórnia.

 

Entre os anos de 1974 e 1989, Greg treinou celebridades, atletas e pessoas comuns em vários ginásios na Califórnia. O método adotado por Greg, com treinos de alta intensidade, demonstrou resultados de sucesso. Ao mesmo tempo, ele também treinou policiais com treinos específicos e focados, pois os treinos de resistência e musculação que os policiais faziam não traziam os resultados que os treinos de Greg traziam.

 

O pai de Greg era engenheiro e, durante sua infância, seu pai alimentava a sua capacidade de resolver problemas matemáticos. Greg não cursou engenharia, mas utilizou todo o seu conhecimento matemático no campo da educação física. Ele criou um método que uniu treinos de movimentos básicos de levantamento de peso com frequências de alta intensidade e carga pesada. A própria descrição do CrossFit, já bastante difundida na internet, demonstra sua complexidade:

 

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

RECONHECIMENTO

Em 1995, Greg foi contratado pelo Departamento de Polícia de Santa Cruz, na Califórnia, para ser o treinador do batalhão. Anos mais tarde, o CrossFit foi introduzido nos treinos do exército americano, da SWAT e dos grupos de operação especial.

 

Neste mesmo ano, Greg abriu o primeiro ginásio de CrossFit em Santa Cruz – no mundo do CrossFit, o ginásio é chamado de “box”.

 

Os policiais treinados por Greg se destacaram-se por sua força e sua capacidade física. Isso chamou a atenção das pessoas, atraindo alunos para o box que Greg abriu na mesma cidade.

 

Em poucos meses, outros boxes de CrossFit foram abertos em outras cidades, e Greg viu a oportunidade de criar uma empresa para certificar e afiliar esses outros boxes. No ano 2000, a empresa CrossFit Inc. foi criada por Greg Glassman e sua esposa.

 

Em 2001, Greg lançou o site crossfit.com. Todos os dias, ele posta no site o treino do dia ou “wod”, uma abreviação de “workout of the day” (que significa treino do dia). Embora os wods sejam postados todos os dias, isso não significa que todos os praticantes de CrossFit fazem o mesmo wod todos os dias. Cada box tem a sua própria programação. No Brasil, poucos seguem o programa do site.

 

Em 2003, a empresa CrossFit Inc. criou o programa de afiliados. Para usar o nome CrossFit, é necessário obter a certificação e pagar uma anuidade para a empresa. Em 2005, existiam 18 boxes afiliados no mundo. De 2005 a 2009, o CrossFit cresceu e atingiu o número de 1000 boxes afiliados.

 

Devido a esse sucesso, em 2009, Greg criou o CrossFit Games, o maior evento de CrossFit do mundo, que ocorre uma vez por ano no verão do hemisfério norte, geralmente em julho. 

CROSSFIT NO BRASIL

No Brasil, o CrossFit foi introduzido pelo paulista Joel Fridman. Joel morou no Canadá, onde conheceu e treinou CrossFit e, em 2009, quando voltou para o Brasil, abriu o primeiro box de CrossFit do Brasil, chamado CrossFit Brasil.

 

De 2009 a 2012, o CrossFit não teve muita atenção no Brasil, mas nos últimos 3 anos, o crescimento é cada vez maior. Em 2012, eram apenas 12 boxes afiliados. Hoje, são mais de 340 boxes pelo Brasil inteiro.

 

No Brasil, as aulas de CrossFit somente podem ser ministradas por educadores físicos certificados pela CrossFit Inc. O box deve ser afiliado ao CrossFit Inc. e, assim, recebe o direito de uso da marca CrossFit. No site map.crossfit.com, é possível ver todos os boxes afiliados no mundo.

 

A aula de CrossFit geralmente dura uma hora e é dividida em três partes:

 

  • A primeira parte é o aquecimento.
  • A segunda parte é o aprendizado e o aperfeiçoamento da técnica de movimentos específicos – atletismo, ginástica olímpica ou levantamento de peso olímpico.
  • A terceira parte é o wod, o treino do dia.

 

Todos os alunos daquele box fazem o mesmo treino e comparam seus resultados com os de outros alunos daquele horário e dos outros horários. Uma lousa mantém o nome e o resultado do wod de cada um, tornando o box um ambiente amigável e competitivo. Esse formato de treino é muito interativo, pois os alunos estão fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo, e a comunidade do box se torna muito forte, fazendo com que a frequência de falta seja bem menor que a de uma academia comum, onde cada um treina sozinho no horário desejado.

PALEO E CROSSFIT  

Muitos praticantes de CrossFit seguem a dieta paleolítica. Antigamente, no início do CrossFit, praticamente todos os seus praticantes faziam a dieta. Hoje, por conta do número maior de praticantes, pessoas que realizam outras dietas também fazem CrossFit. Porém, o CrossFit ainda é muito utilizado pelos praticantes da paleo, que aproveitam os resultados de aumento de força para obter uma performance ainda melhor.