Os termogênicos estimulam o metabolismo, forçando o organismo a gastar mais calorias que o normal acelerando a perda de peso.

Imagem: Fotolia

Quando estamos de dieta, qualquer ajuda é bem vinda, desde que seja saudável para o nosso organismo. Os termogênicos se enquadram nessa categoria, ao estimularem o metabolismo, forçando o organismo a gastar mais calorias que o normal, acelerando assim a perda de peso. Mas será que todo termogênico é bom, e como usá-lo?

Como funciona

Termogênicos são, por definição, aquilo que produz calor. Quando uma pessoa se exercita o corpo aquece, ajudando a queimar mais calorias. O termogênico tem um efeito semelhante, aumentando o calor do organismo, que em resposta vai queimar mais calorias. Assim, mesmo que você não esteja exercitando, vai queimar mais calorias do que naturalmente queimaria.

Onde é encontrado

O efeito termogênico é encontrado naturalmente em muitos alimentos, como a pimenta, gengibre, chá verde e cafeína. Muitas empresas também oferecem termogênicos em suplemento, e embora muitos sejam seguros, é importante ter atenção aos seus componentes e à dosagem correta.

Quem pode usar

Os termogênicos não devem ser usados por pessoas com a saúde debilitada, principalmente quem tem problemas renais e cardíacos. Termogênicos como a cafeína provocam o aceleramento dos batimentos cardíacos e suor. Os termogênicos também não deverão ser consumidos por pessoas idosas ou crianças, pois em ambos os casos a aceleração do metabolismo pode ser algo negativo.

O melhor uso dos termogênicos é junto com o exercício físico, pois o seu efeito vai ajudar com que a malhação tenha mais efeito e queime mais calorias.

Efeitos adversos

É importante evitar o consumo de termogênicos durante o fim do dia, pois o efeito da cafeína poderá impedir uma boa noite de sono – que é fundamental para a perda de peso.

Alimentos termogênicos são seguros quando consumidos com moderação por alguém com a saúde em dia, sendo um dos efeitos mais comuns e esperados o aumento do calor corporal, naturalmente seguido de suor. Mas no caso dos suplementos é necessário ter redobrada atenção. Uma dose muito alta pode causar vômitos, náuseas, dor de cabeça e aceleração cardíaca. Caso você sinta esses sintomas, interrompa o consumo do suplemento termogênico e beba muita água, pois a hidratação ajuda a lidar com esses efeitos negativos.

Um aspecto importante a ter em consideração é que o termogênico sozinho não faz milagre, ainda mais se for usado como uma desculpa para relaxar com o exercício físico. Além do mais, quando você parar de consumir o termogênico, se não investir em dieta e exercício, de certeza que os quilos indesejados voltarão. Outra consideração importante é que não é recomendado o consumo prolongado de suplementos termogênicos, pois estes poderão alterar o metabolismo permanentemente, causando danos à saúde.

Você faz consumo regular de alimentos termogênicos? Ou será que você prefere os suplementos? Conte para nós as suas experiências – boas ou más, nós queremos ouvir o que você tem para contar!