Conheça os benefícios do óleo de coco - Um grande aliado da dieta!

Conheça os benefícios do óleo de coco e saiba como usá-lo na dieta e na hidratação do cabelo.

 Saiba tudo sobre o óleo de coco, um grande aliado da dieta.

O óleo de coco é extraído da polpa do coco fresco e maduro e, como principal característica, possui uma alta quantidade de gordura saturada. Apesar disso, essa gordura é responsável por diversos benefícios que fizeram o óleo de coco se tornar famoso e não é encontrada em outros tipos de óleo.

Por ser um triglicerídeo de cadeia média, esse tipo de gordura do óleo de coco é mais bem absorvido pelo corpo, consequentemente, sendo transformado em energia ao invés de ser acumulado em forma de gordura no organismo.

Confira abaixo os principais benefícios do óleo de coco e saiba como usar a substância.

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO PARA A SAÚDE

Os ácidos graxos presentes no óleo de coco têm propriedades antibióticas que ajudam a proteger o organismo. Entre os benefícios comprovados dessas substâncias estão a capacidade de ajudar o corpo a se proteger de vírus, bactérias e fungos, combater infecções de pele, além de aumentar o nível do colesterol bom (HDL) e diminuir o nível do mau (LDL).

ÓLEO DE COCO PARA O EMAGRECIMENTO

Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, provou que o óleo de coco ajuda a perder peso e a reduzir a gordura na região abdominal. Isso porque, como falamos lá em cima, o tipo de gordura encontrado no óleo de coco é mais bem absorvido e logo transformado em energia pelo corpo. Ele também aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

Apesar do estudo, vale lembrar que o óleo de coco sozinho não faz milagres. Ele pode ajudar a pessoa a emagrecer, desde que ela tenha uma alimentação saudável e faça exercícios regularmente.

ÓLEO DE COCO PARA A PELE E CABELO

O óleo de coco é fonte de vitamina E, que garante uma pele saudável. Ele é capaz de hidratar a pele e tratar irritações, sendo, inclusive, utilizado em diversos produtos de beleza, como hidratantes e sabonetes.

O óleo também é usado para melhorar a saúde do couro cabeludo e hidratar os cabelos. Ele age profundamente na parte interna dos fios, fortalecendo-os. Pode ser uma boa pedida para quem tem cabelos secos e danificados, pois o óleo de coco hidrata e deixa os fios mais macios e brilhantes.

COMO USAR O ÓLEO DE COCO

Para tomar o óleo de coco com o propósito de melhorar a alimentação, a saúde e eliminar as gordurinhas – juntamente com uma dieta balanceada e exercícios –, é recomendável usar o óleo de coco virgem natural, e não em cápsulas. Isso porque os benefícios da substância foram comprovados em estudos que usaram o óleo natural.

Como ele tem bastante gordura saturada, não se pode abusar da quantidade ingerida, já que o consumo dele em excesso pode fazer mal e até causar o aumento de peso. O consumo de gorduras saturadas não deve ultrapassar 7% do total de calorias diárias. O melhor é consultar um nutricionista para adequar o consumo a seu peso, sua necessidade e sua dieta.

O óleo de coco pode substituir o óleo de girassol, o azeite e a manteiga na preparação dos alimentos, inclusive em receitas de bolos e tortas, por exemplo. Ele também pode ser misturado em sucos, vitaminas e saladas.

Para hidratar a pele e o cabelo, existem diversos cosméticos no mercado que contêm óleo de coco em sua fórmula. É interessante conferir a embalagem e checar os componentes do produto antes de comprá-lo. Também é possível usar algumas colheres do óleo puro direto no cabelo e deixar agir como uma máscara mesmo, lavando bem depois de cerca de uma hora.

ONDE COMPRAR

Você encontra o óleo de coco em lojas de produtos naturais e supermercados de grandes redes. Também é possível adquirir o óleo na natue, loja de produtos naturais online com uma grande variedades de itens. Para acessar a loja clique aqui.