Além de ajudar no emagrecimento, a pimenta caiena previne e cura doenças. Saiba quais são ela!

Pimenta caiena – O alimento que previne, cura doenças e ainda emagrece

Pimenta caiena: Conheça os benefícios para a sua saúde!

 

A pimenta caiena (do gênero Capsicum) é considerada um alimento de consumo para prevenção e cura de inúmeros problemas de saúde, sendo utilizada em várias culturas para desintoxicação e, é claro, como especiaria na culinária.

 

Ardida e muito poderosa, a pimenta caiena reduz dores, ativa a circulação, diminui o apetite, protege o sistema digestivo, previne ataques cardíacos e dá mais poder ao cérebro. Aqui você vai conhecer as principais propriedades terapêuticas e nutritivas e os benefícios para a saúde, bem como saber como ela é consumida.

 

A pimenta, recebeu o nome de uma cidade multicultural, capital da Guiana Francesa, chamada Cayenne, onde ela era produzida e exportada. Popularmente, é chamada de pimenta dedo de moça, e apresenta a cor vermelha (madura) e o formato alongado, similar a uma meia lua.

 

A lista de benefícios da pimenta vermelha é extensa, mas abaixo você encontra um apanhado de informações para ficar mais fácil de empregar na alimentação. Confira:

Os benefícios para a saúde

Conheça agora os inúmeros benefícios que a pimenta caiena oferece:

Sistema circulatório e cardíaco

Aumenta a capacidade pulmonar, reduz o nível de triglicerídios, gordura no sangue, que em excesso aumenta o colesterol ruim e as chances de ter ataques cardíacos e pressão alta (mantém a pressão arterial). Há relatos do uso dessa pimenta para conter ataques cardíacos.

 

É um alimento vasodilatador, ativa a circulação sanguínea, diminui caibras e  problemas que ocorrem devido à má circulação.

Bactérias, hemorragias, alergias, gripes e resfriados:

A rainha das ervas tem inúmeras propriedades, é cicatrizante, anti-hemorrágica, anti-séptica, auxilia no tratamento de hemorroidas e ferimentos. Atua tanto na prevenção, quanto no tratamento desses problemas.

Pimenta caiena ajuda a emagrecer

É um alimento termogênico, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e ativa a circulação sanguínea. Logo, o seu consumo auxilia no gasto mais rápido de energia (calorias) e a perder peso. Já a capsaicina (princípio ativo da pimenta) aumenta a capacidade do corpo de eliminar gorduras.

Redução de dores

A pimenta caiena é analgésica, sendo que a capsaicina atua diminuindo vários tipos de dores, como dor no estômago, dor de cabeça, dor de dente, dor nas articulações (recomendada para artrite).

Metabolismo e digestão

Melhora o ritmo da digestão e protege esse sistema pois ativa a produção de saliva e secreções do estômago, proporcionando mais saúde para a boca, estômago e o alívio de gases.

Prevenção de câncer

Existem estudos e relatos que comprovam a atuação da pimenta na redução de tumores malignos, principalmente do câncer de próstata. Devido a presença da capsaicina que é antioxidante e tóxica para as células que formam câncer.

 

Além de todos esses benefícios, a pimenta é conhecida por ajudar na depressão, fadiga e nas atividades cerebrais. Está desanimado(a)? Talvez seja falta de algo picante na alimentação.

Propriedades da pimenta caiena

A pimenta caiena fornece vitaminas A, C, E, do complexo B (como o ácido fólico, bom para a imunidade, gestação, coração e cérebro), cálcio, potássio, zinco, bioflavonóides (antioxidantes e anticancerígenos).

 

É um alimento termogênico, pois ao ingerir a temperatura do corpo aumenta e para voltar ao “normal” queima calorias.

 

A rainha das ervas é também anti-fúngica, anti-bacteriana, anti-inflamatória e anti-alergênica!

 

Tem o nível de picância ou ardência forte, de número 6 (seis), de acordo com a escala Scoville. Isso se deve a presença da capsaicina que além de promover o ardor traz benefícios ao nosso corpo na guerra contra infecções de garganta e resfriados. A capsaicina inibe o surgimento ou crescimento de células e tumores cancerígenos, é ainda cicatrizante ajudando a tratar feridas. 

 

A niacina encontrada no condimento é uma vitamina B e ajuda a manter os triglicerídios em equilíbrio. Essas gordurinhas quando em excesso são enviadas para o fígado e convertidas em colesterol ruim.

Como usar a pimenta

Pode ser usada como alimento terapêutico ou especiaria para diversos pratos e receitas. Como por exemplo em chás, chocolate quente, como tempero de aves, carnes e peixes, saladas, vegetais, conservas e molhos.

 

O seu uso é diversificado ao redor do mundo e você pode também criar novas adaptações, sem exageros, é claro. É muito usada desidratada, moída em , que facilita o uso no dia a dia. Ainda tem a opção de encontrar a rainha das ervas em cápsulas.

Chá de pimenta caiena

O chá da pimenta caiena pode acelerar o metabolismo pois, seu efeito termogênico é potencializado pelo gengibre. Além disso, é excelente para gripes e resfriados.

 

Para preparar o chá, basta colocar a pimenta em água quente com gengibre e limão.

 

O importante é saber dosar a quantidade de pimenta em suas receitas para não ficar muito ardida ou ser consumida em quantidades pouco recomendadas pra saúde, consulte o seu médico ou nutricionista para saber a recomendação ideal de consumo.

 

Já está preparado(a) para usar a pimenta caiena no seu dia a dia? Agora que já se sabe todos os benefícios para a saúde e as possibilidades de uso em deliciosas receitas, é só começar a experimentar!