Projeto Verão? Que tal um projeto para a vida?

Confira as dicas da coach Gabriela para conquistar um corpo saudável

 

Ah, o projeto verão. Normalmente, tem início lá por meados de setembro/outubro e o término varia. Alguns duram apenas até as festas de final de ano, podendo se estender até o carnaval, a depender das suas necessidades estéticas. Estamos no início de um novo ano. Agora toda e qualquer academia em que você pisar estará lotada em praticamente todos os horários. Além disso, boa parte das pessoas terão seus projetos e planos de metas para emagrecer aqueles 3, 5 ou até 20 kg num espaço curtíssimo de tempo. Alguns desses quilos adquiridos no último inverno ou durante vários invernos, além de outros tantos nas festas de fim de ano.

O QUE REALMENTE ACONTECE COM SEU CORPO?

O problema não é o projeto verão em si, mas o fato de as pessoas buscarem um milagre em seus corpos todos os anos. E aí começa toda a bagunça: dieta da lua, do chá, da sopa, do limão em jejum, da abobrinha com canela… pipocam técnicas de emagrecimento sem critério, sem saúde e sem objetivo. Aliás, só existe um objetivo: ficar magro. A qualquer custo. E ponto.

Existe um problema, no entanto: o corpo não aguenta essa sucessão de projetos verão. Sabe o que acontece a cada vez que você faz uma dieta do chá e perde 2 ou 3 kg por semana? Perda de massa magra. E aí, no próximo inverno, quando esses 3 kg forem recuperados (e sejamos honestas, existe uma boa possibilidade de que isso ocorra), serão em forma de gordura. Ou seja, todo fim de ano você vai trocando massa magra por massa gorda, e o resultado final disso é que, a cada ano, fica mais difícil emagrecer, e seu corpo vai ficando um pouquinho pior. Mais flácido. Mais redondo. Mais doente.

A MUDANÇA DEVE COMEÇAR DE DENTRO

Quer estar bem no verão? E em todos os verões e invernos? Que tal iniciar um Projeto Vida Nova? Pare de pensar em fazer dietas malucas e pense em se alimentar corretamente, de modo a dar ao seu corpo o combustível correto para viver forte e saudável. Comece a pensar na sua longevidade, faça um plano para melhorar seu estilo de vida e, naturalmente, os resultados virão. Ao mudar o seu foco, você vai perceber que existe muito mais em jogo do que um biquíni branco em janeiro.  Quando se trata do nosso corpo, da nossa saúde, é necessário paciência, pois não vamos conseguir em um mês recuperar o estrago de anos.

Agora sejamos práticos: o que você faria se o seu filho de 6 anos precisasse perder peso ou melhorar sua saúde de forma geral? Colocaria ele no seu “Projeto Verão”? Provavelmente não… você o levaria ao médico, melhoraria a qualidade da comida que tem em casa, faria todo um trabalho de convencimento para que a criança mudasse seus hábitos alimentares e procuraria alguma atividade física que a estimulasse. Não iria querer que uma criança perdesse 3 kg em outubro para recuperá-los em junho, certo?

Pois bem, está na hora de repensar em todos os anos de maus-tratos que seu corpo e sua saúde vêm sofrendo e começar a reverter esse quadro, um dia de cada vez. Escolha como quer viver, como quer se alimentar e transforme seu estilo de vida. É difícil? Com certeza, mas eu sei que você consegue. Cuide de si como vem cuidando de todos os outros que você ama. Dá tempo. Talvez não para esse verão, mas para todos os muitos outros que estão por vir.


A Gabriela Besen quer saber qual assunto você deseja que ela aborde em sua coluna mensal. Envie a sua sugestão para: life.coach@dietaereceitas.com.br