Quando soam as doze badaladas, assinalando o começo de um ano novo, muitas pessoas fazem promessas, entre elas a promessa de perder peso. Infelizmente, muitas pessoas acabam por falhar nos seus objetivos. E para que você não faça parte dessa lista, deixamos aqui algumas dicas de como cumprir as suas promessas do ano novo.

Imagem: Fotolia

Toda melhoria é boa

Pense nisso: se você deixou o ano antigo nos 70 kg, mesmo que você só perca um quilo durante o primeiro mês do ano, isso já é uma vitória! O perfeccionismo, muitas vezes, é o inimigo do sucesso, pois quando não obtemos resultados tão altos quanto esperávamos, temos a tendência de desistir. Mas, este ano, não faça assim. Mesmo que a melhoria seja pouca, já é um passo firme na direção certa. Para cumprir as suas promessas do ano novo, encare mesmo os pequenos sucessos como aquilo que eles são: sucessos.

Não tente fazer muito de uma vez só

Já viu aquela pessoa que decide que vai começar uma dieta ultrarradical, correr no calçadão todo dia de manhã antes do trabalho, acabar na academia no final do dia e ainda por cima decide fazer uma desintoxicação com batidos no meio disso tudo? A maioria dessas pessoas não aguenta manter esse ritmo nem sequer por duas semanas. Isso acontece porque a pessoa decidiu começar com tudo, em vez de ir conquistando as mudanças gradualmente. A melhor maneira de incorporar hábitos saudáveis na sua vida é começando devagar, uma pequena mudança de cada vez, e praticar tanto que isso acabe por virar rotina. Assim, comece com um hábito pequeno, como por exemplo fazer uma caminhada curta todos os dias. Quando esse hábito estiver tão enraizado que já vai fazer parte da rotina, aí sim é uma boa hora para adicionar algo mais.

Várias pequenas mudanças provocam um grande resultado

Se você decidir deixar de comer sobremesa em todas as refeições, você vai estar ingerindo menos calorias. Se o seu café já não tiver açúcar adicionado, isso significa ainda menos calorias. Se em vez de usar o elevador você subir pelas escadas, você vai gastar bem mais calorias do que se estivesse parado, esperando o elevador chegar ao andar que você quer. Isso tudo somado, no final, vai provocar mudanças no seu corpo. Não é porque uma mudança é pequena que você não vai se dar ao trabalho de concretizá-la. Para manter as suas promessas de ano novo, tenha em mente que cada pequeno passo faz com que o fim da jornada esteja mais perto. Um passo de cada vez, e você chega lá!

Conte com o apoio dos amigos

Nada como um pouco de cobrança para manter uma pessoa na linha. Se você tiver alguém de confiança, compartilhe com ela os seus objetivos e permita que essa pessoa pergunte, de vez em quando, como é que está sendo o seu progresso. Só de pensar que temos que dar um relatório menos positivo é estímulo suficiente para sairmos da nossa zona de conforto e fazermos alguma coisa. Então, conte com o apoio de um amigo na sua jornada, para ser mais fácil cumprir as suas promessas do ano novo. E se possível, retribua o favor ao seu amigo também!

Que planos você fez em relação à sua saúde para o ano novo? Que estratégias você pretende usar para alcançar os seus objetivos? Deixe o seu comentário, assim podemos ajudar-nos uns aos outros a cumprir as nossas promessas de ano novo.