Todos nós sabemos que a perda de peso é um processo constante, precisamos sempre adaptar o nosso organismo para evitar a  estagnação. Quem nunca ficou desanimado durante uma dieta, se sentindo inchado, sem conseguir ir ao banheiro? Para isso é importante recorrer à ajuda de suplementos naturais, que possam acelerar (e recompensar) o nosso esforço. O psyllium pode ser um grande aliado.

Psyllium e Trânsito Intestinal

Um dos grandes problemas que muitas pessoas encontram durante a dieta é um mau funcionamento do intestino. Isso é muito comum, e acontece principalmente por dois motivos: Em primeiro, quando estamos em dieta, automaticamente comemos menos, o que faz termos menos volume de alimentos a serem digeridos. Em segundo, numa dieta focada em poucos carboidratos, como a Dieta Dukan, acaba-se por diminuir muito o consumo de fibras, normalmente encontradas em alimentos à base de cereais, como o trigo, e raízes, como batatas, cenouras, etc.

É aqui que entra a importância de alguns suplementos naturais à base de fibras, pois estes podem ajudar a acelerar o trânsito intestinal, e até mesmo acelerar a queima de gordurinhas indesejadas. Embora alguns suplementos sejam muito importantes, poucos batem o psyllium, pois este possui propriedades fantásticas. Descubra como ele atua no organismo e quais são os seus benefícios.

Psyllium é também conhecido como ispaghula e isapgol. As partes usadas são a sementes e as suas cascas, de uma planta chamada platango ovata, uma erva anual, nativa da Ásia, do Mediterrâneo e do norte da África. O psyllium é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis. [pode incluir aqui link sobre o artigo das fibras] Ele é usado em medicamentos, e também por vezes adicionado como agente de volume para alimentos, como tortilhas low-carb e iogurtes gelados.

Efeitos do Psyllium

Os efeitos do psyllium são tudo aquilo que uma pessoa em dieta precisa:

  • Diminui o apetite, ao oferecer fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade, enquanto as suas fibras insolúveis ajudam a “prender” a gordura dos alimentos, impedindo-a de ser processada, passando pelo organismo sem serem digeridas, diminuindo a ingestão calórica.
  • Regulariza o trânsito intestinal, fazendo com que as idas ao banheiro sejam mais regulares e fáceis.
  • Ajuda a combater a diarreia, pois as fibras absorvem a água em excesso.
  • Alivia a dor das hemorroidas, dado que a pressão na área é menos intensa, e também diminui a irritação da área, por ser um laxante natural e suave.
  • Diminui a quantidade de açúcar no sangue quando ingerido antes ou junto das refeições, o que é muito útil para pessoas que tenham diabetes.
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim, protegendo o coração, o que é um grande benefício, independentemente da idade.
  • Ajuda a regular a pressão alta.

Onde Encontrar o Psyllium e Como Consumir

Já deu para ver que os benefícios de psyllium são muitos, vale a pena consumir. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, e também online. O mais importante a se ter em consideração quando tomar psyllium, além de se manter numa dose adequada – 3 a 5 gramas por dia, precisa ingerir muitos líquidos, o que é recomendação de base em tudo o que sejam suplementos de fibra.

Contraindicação

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao psyllium, embora esse efeito seja raro. Para consumi-lo com segurança, comece com uma dose bem baixa e fique atento aos sinais que o seu corpo lhe dá. Se sentir coceira, falta de ar, espirros, vermelhidão, inchaço do rosto ou da garganta, procure o seu médico imediatamente.

O psyllium é seguro, e pode ser ingerido por crianças, gestantes e mulheres a amamentar, mas para estar segura, consulte primeiro o seu médico ou nutricionista.

E você, já conhecia o psyllium? Diga-nos nos comentários o que achou dessa experiência.