Foto Ribose

Precisando de mais energia para aguentar um treino ou atividade que exige mais do seu corpo? Conheça a ribose e saiba como tirar vantagem dos seus benefícios.

Foto Ribose

O que é ribose?

A ribose, também conhecida como D-ribose, é um carboidrato encontrado nos seres vivos.

A energia do corpo humano é provida pela molécula trifosfato de adenosina ou apenas ATP. E ela é muito importante para a energia das células responsáveis pela nossa energia. Sempre que acionado, o ATP gasta energia, que precisa de reposição. Porém a informação mais útil para nós é que o ATP é dividido em três partes e que uma delas é a tal ribose.

Para que serve a D-ribose?

Ela tem como principal função a regulação da energia. Atletas precisam de energia, pessoas comuns precisam de energia, e o corpo produz e também a gasta.

Mas como repor?

É aí que a ribose ou D-ribose entra em ação. Precisamos ter regularmente o ATP em força total para manter a nossa energia em dia.

E como saber que precisamos usar a ribose?

Respondendo à pergunta: você sente que está ficando mais indisposto? Gastando mais energia do que deveria e não repondo? Se sim, pode ser que deva experimentar a ribose. Mas se está saudável, não precisa recorrer a ela – ainda. Isso porque em algum momento da vida é provável que todos precisem do reforço da ribose para a saúde.

 

Quem está acostumado a atividades físicas pesadas pode não precisar de uma ajuda extra com a energia. Diferentemente dos iniciantes, que mesmo com uma carga menor, podem sentir a energia indo embora. De qualquer forma, os atletas também sentem a necessidade de utilizar a ribose como uma ajuda para a sua performance, otimizando o trabalho muscular.

 

Com o passar da idade, naturalmente a tendência é a energia cair e, talvez, seja interessante procurar um médico para saber se a ribose é indicada mediante a avaliação.

 

A ribose é encontrada em diversos tipos de produtos, como pó, barra de cereais, bebidas e comprimidos. O produto que contém a maior concentração de ribose é o pó, que dará o benefício terapêutico do carboidrato.

 

Em taxas menores, ela é encontra também no brócolis e no espinafre.

Benefícios da ribose

  • Fornece energia e ajudar no desempenho de atletas.
  • Repõe a energia e o ânimo de quaisquer pessoas que tenham a deficiência.
  • Melhora da fadiga persistente (se o descanso e a alimentação saudável não estão sendo suficientes).
  • Alívio da dor muscular crônica.

A ribose é um bom suplemento?

Sim, a ribose é um bom suplemento e para pessoas que não têm o interesse de tomá-la visando à prática de exercícios, ela pode ser tomada pela manhã e no jantar. Já para quem deseja que ela atue como auxiliar da prática de atividades físicas, é importante ingerir a D-ribose logo antes e logo após o término dos exercícios.

 

Antes de começar o uso da ribose, procure o seu médico.

Ribose engorda?

Não, a ribose não engorda. Ela não gera picos de insulina suficientes para que quem utiliza possa engordar.

 

E você? Já conhece os benefícios da ribose? O que achou do carboidrato? Deixe a resposta nos comentários.