Para quem está procurando uma alternativa saudável para substituir os refrigerantes e o café, aqui chega uma grande novidade: o chá vermelho, ou rooibos. De sabor suave e naturalmente adocicado (mas sem nenhuma caloria!), esta deliciosa bebida consegue saciar o desejo por algo doce, ao mesmo tempo em que ajuda a emagrecer. Confira!

Procurando uma bebida saudável que contribua para o emagrecimento? Pode contar com o chá vermelho, ou rooibos. Esta bebida sacia o desejo por doces e ajuda a emagrecer. Confira!

A Origem do Chá Vermelho

O chá de rooibos na verdade é uma infusão, pois não é feito com folhas de chá, mas sim de um arbusto natural da África do Sul, com o nome científico Aspalathus linearis. No entanto ficou conhecido mundialmente como o “chá vermelho”, famoso não só pelo seu excelente paladar, mas também pelas suas propriedades benéficas. Descoberto pelo povo Khoi San, era usado como um relaxante, ao mesmo tempo em que promovia uma sensação de vigor e bem-estar.

Efeitos Benéficos

O chá de rooibos tem se tornado o alvo de muitos estudos científicos, e muitos deles indicam a possibilidade de resultados impressionantes para a saúde humana. Vamos apresentar resumidamente alguns de seus efeitos benéficos:

Não tem cafeína – ao contrário do café e de muitos refrigerantes, o chá de rooibos não é um estimulante, podendo assim ser consumido em qualquer hora do dia.

Protege o coração – investigadores descobriram que ao dar extrato de rooibos a ratinhos, os danos sofridos no coração se reparavam mais depressa, provavelmente por causa da sua alta concentração em antioxidantes. Assim, quem tem problema de pressão arterial elevada pode consumir o chá vermelho à vontade, pois além de não ter cafeína, ajuda a promover a saúde do coração!

Ajuda controlar a glicose no sangue – o composto único do chá de rooibos, o flavonoide aspalatina, tem demonstrado em estudos com ratos diabéticos ser capaz de diminuir o açúcar no sangue.

Previne o envelhecimento precoce – como dissemos no ponto acima, o chá de rooibos tem um alto nível de antioxidantes (a versão não fermentada do chá de rooibos tem mais antioxidantes que a versão mais comercial e mais vermelha), e esses antioxidantes combatem os radicais livres, que não só previnem o envelhecimento precoce, mas também promovem a saúde das células do nosso corpo, podendo até mesmo ajudar a prevenir o câncer.

É bom para a pele – Por conter zinco e ácido alfa hidroxi, o chá vermelho é um excelente aliado para a pele, podendo até mesmo ser aplicado tipicamente.

Adequado para quem tem problemas nos rins – por não conter ácido oxálico, muito comum em outros chás, o chá de rooibos pode ser consumido livremente por quem tem problemas renais.

Promove a boa digestão – contendo quercetina e quercitrina, essas duas substâncias presentes no chá vermelho equilibram o sistema digestivo, prevenindo e ajudando a tratar de diarreia, prisão de ventre, gastrite, dores de estômago, vômitos ou náuseas.

Como o Chá de Rooibos Ajuda a Emagrecer

O chá de rooibos é ligeiramente diurético, ajudando assim na retenção de líquidos. Aliado ao fato de não possuir cafeína, e assim poder ser consumido livremente, pode substituir refrigerante e sucos industrializados. As suas propriedades que estabilizam e diminuem o açúcar no sangue ajudam a controlar o apetite e sentir menos fome ao longo do dia, e por ajudar a digestão, aprimora a absorção dos nutrientes dos alimentos.

O chá vermelho, com um sabor naturalmente adocicado, não precisa de açúcar ou adoçante, e no entanto tem zero calorias, ajudando a que você corte dezenas (ou até centenas!) de calorias por dia! Ao contrário do chá verde, não tem o travo amargo típico, podendo ser consumido o dia inteiro. Caso você prefira um sabor mais docinho, tenha atenção para não abusar do açúcar ou mel, pois assim estará perdendo o efeito emagrecedor do chá.

Indicação

Qualquer pessoa pode consumir chá de rooibos, mesmo idosos ou pessoas com problemas de coração, pois o chá não tem cafeína, nem outros componentes tóxicos. Para grávidas é um excelente aliado, pois ao ter um baixo nível de taninos, não limita a absorção de ferro, tão crucial nessa altura. Consuma entre duas a quatro xícaras diárias do chá vermelho para obter os melhores efeitos, quente ou frio, podendo até mesmo adicionar uma rodela de limão para apurar o sabor.

Você já conhecia o chá de rooibos? O que você acha de trocar o café por uma bebida mais saudável? Deixe a sua opinião e compartilhe com seus amigos!