Foto L- tirosina

Conheça os benefícios da tirosina, L-tirosina e saiba quais são os alimentos rico nesse aminoácido. Confira!

Foto L-torosina

O que é tirosina?

A tirosina é um aminoácido não essencial que o organismo produz através da fenilalanina. Ela está essencialmente envolvida na formação de hormônios, como dopamina, epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina).

 

Quando uma pessoa sofre de fenilcetonúria (doença genética na qual há uma ausência (ou diminuição) da enzima que transforma fenilalanina em tirosina), é necessário o consumo de suplementos de tirosina, já que não é permitido consumir fenilalanina.

 

Porém, é importante ficar atento, pois, a maioria dos alimentos ricos em tirosina, também possuem fenilalanina.

Para que serve a tirosina?

A tirosina é comumente utilizada no tratamento de depressão, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), incapacidade de se manter acordado (narcolepsia) e para melhorar o estado de alerta e disposição.

Dose recomendada

A dose diária recomendada é de 25mg por kg. Exemplo: um indivíduo de 60kg deve consumir cerca de 150g de tirosina por dia. O ideal é consultar o seu médico para que ele defina a dosagem ideal.

L-Tirosina

Nada mais é que a representação do isômero esquerdo da tirosina. L-tirosina e tirosina são a mesma coisa.

Conheça os benefícios do suplementos de L-tirosina

A L-tirosina é um potente suplemento que atua no alívio do estresse para melhoria cognitiva que auxilia na queima de gorduras e na melhoria do humor. A L-tirosina também tem sido apresentada no combate dos sinais de envelhecimento no organismo. Veja muitos outro benefícios a seguir:

Memória e desempenho mental

Estudos mostram que a tirosina não faz milagre, não resultará se tomar 2 horas antes de uma prova, por exemplo. Porém, foi comprovado que ela melhora a memória e desempenho mental em condições de estress.

Efeito de café

Ela ajuda a manter-se acordado, disposto e em estado de alerta depois de uma noite mal dormida, por algumas horas, melhorando também a memória e raciocínio.

Perda de peso

Se combinada com uma boa dieta, a tirosina pode auxiliar no emagrecimento.

Alimentos ricos em tirosina

  • Queijos – o que contém maior teor de tirosina é o parmesão. Depois vem o gruyere, suíço, edam, muçarela magra, queijo azul, queijo de cabra e cottage.
  • Alimentos derivados de soja – vagem com as sementes, tofu, farinha de soja, chips de soja, tempeh.
  • Carne de boi e cordeiro – bife grelhado, lombo, filé mignon.
  • Carne de porco – costeletas, bacon, presunto, lombo, ombro de porco.
  • Peixes e frutos do mar – salmão, atum, cavala, camarão, bacalhau, caranguejo.
  • Frango e peru – peito de frango, peito de peru, asa de frango, asa de peru, etc.
  • Sementes e nozes semente de abóbora, amendoim, gergelim, semente de girassol, semente de chia, pinhão, nozes de macadâmia, semente de linhaça, pistache e amêndoas.
  • Ovos e laticínios – ovos, iogurte natural desnatado, iogurte natural, leite desnatado, leite semidesnatado, soro de leite coalhado, leite integral, creme de leite, manteiga.
  • Feijões e grãos – feijão branco, lentilha, feijão preto, favas, feijão e grão de bico.
  • Cereais integrais – aveia crua, arroz integral, quinoa.

Efeitos colaterais de L-tirosina

O consumo – principalmente se exagerado – pode acarretar alguns efeitos colaterais, como náuseas, fadiga, azia, dor de cabeça e dor nas articulações

 

Não consumir suplementos de L-tirosina em caso de gravidez ou doença graves (pode aumentar o nível de tiroxina), pois ainda não foi comprovado se é seguro.

 

Você já tomou algum suplemento de tirosina? Deixe um comentário contando sua experiência.