Saiba tudo sobre a carne de soja e, ainda, aprenda uma receita. Confira!

Tudo que você precisa saber, como fazer, propriedades e benefícios para a saúde. Confira!

Conheça tudo sobre a carne de soja e aprenda uma receita deliciosa. Confira!

A carne de soja é consumida popularmente por vegetarianos ou não, principalmente em forma de proteína texturizada de soja (PTS).

Ela também pode ser encontrada de forma isolada ou concentrada. Sendo a isolada considerada pura e refinada, feita a partir das sementes que assegura 90% de proteína, com menos carboidratos.

Já a concentrada e a texturizada ficam com cerca de 65% de proteína e mais carboidratos oriundos dos grãos de soja.

O grão de soja tem o formato arredondado e de cor amarelada. Muito rico em proteína, aminoácidos e outros nutrientes. Além de ser usada na alimentação, a soja é fonte para produção de óleos e biocombustível.

Conheça aqui as principais características da carne de soja e não deixe de experimentar essa opção que tem tudo para ser um bom substituto às carnes de animais na sua dieta.

Propriedades e benefícios da carne de soja

O nosso país é o segundo maior produtor de soja do mundo, por isso não é nada difícil encontrar o alimento nas prateleiras brasileiras. É da família das leguminosas (Fabaceae), da mesma forma que a ervilha, o feijão e a lentilha.

A carne de soja é rica em proteína vegetal, quando na forma de farelo a quantidade é de cerca de 45%. É absorvida de forma rápida pelo nosso corpo e oferece fibras, vitaminas C, K, E, aminoácidos, sais minerais e gordura vegetal (sem colesterol).

A proteína contém aminoácidos BCAA, arginina, glutamina, L-tirosina que auxiliam na obtenção e manutenção de músculos, melhora da performance atlética, queimação de gorduras, produção de dopamina e aceleração do metabolismo. Por isso, é consumida por quem pratica exercícios físicos como a musculação.

Outro item que a proteína de soja apresenta é o composto orgânico isoflavona que combate radicais livres (antioxidante), reforçando o sistema imunológico e os tecidos musculares. Estudos apontam também propriedades benéficas para a menopausa, pois ajuda na variação de calor e na perda de cabelos e elasticidade da pele.

A carne de soja reduz o colesterol, controla a diabete, protege a saúde do coração e o sistema circulatório, e protege também o organismo de alguns tipos de câncer.

Malefícios da carne de soja

De acordo com estudos, a carne de soja tem nutrientes não-essenciais para o corpo. Por isso que muitos especialistas defendem que não é um alimento tão importante e que não pode substituir outros.

Apresenta ainda uma característica de alimento ácido, o que numa dieta pouco equilibrada pode contribuir para surgimento de problemas de saúde oriundos da acidificação e perda de cálcio.

O cultivo da soja mais empregado no Brasil é o da soja transgênica, o que torna o assunto ainda mais polêmico. Fala-se ainda que a carne produzida tenha resíduos da química usada na produção de óleos.

Algumas proteínas disponíveis no mercado podem conter também realçadores de sabor, como glutamato monossódico, logo é preciso ficar atento ao que diz a embalagem.

Como fazer carne de soja

O segredo de uma deliciosa carne de soja – PTS (texturizada, em farelos, de cor marrom clara ou escura) é sem dúvida o preparo, a hidratação e o tempero.

Quem já experimentou uma carne de soja bem feita, sabe que é um prato delicioso e que permite várias ideias de aplicação, como o hambúrguer de soja, saladas, tortas, molhos, picadinhos, cuscuz e muito mais.

Preparo:

Para fazer a carne de soja é preciso hidratá-la primeiro. Normalmente em cada embalagem que você adquire em supermercados já tem uma receitinha atrás de como fazer isso. No geral é a mesma regra: deixar ela de molho em água quente por 10 a 15 minutos, podendo adicionar ainda suco de meio limão.

Caso você queira tirar a água (que fica amarelada) várias vezes, basta repetir algumas vezes esse procedimento. Quanto mais você hidratar e lavar, menos “sabor amargo” ou “de isopor” na soja.

Então, após a hidratação, aperte a soja com as mãos ou com uso de uma colher, em uma peneira e deixe sair toda a água. Em seguida, você pode refogar, temperar, de acordo com a receita escolhida.

Uma opção é colocar na panela a carne soja hidratada e refogar por 5 minutos com alho, cebola, molho shoyo, azeite, cebolinha e outras ervas, pimenta calabresa, temperos que você tem preferência e sem abusar do sal.