Imagine que você acabou de se estabilizar financeiramente e comprou uma casa linda financiada em 30 anos. Está bem confortável com essa situação. De repente, a empresa quebra, e você é demitido. Dureza, não é?  Então consegue uma proposta de emprego em outra cidade… e tem que abrir mão de tudo: família, casa, carro, amigos…Não é ruim? Mas o que é ruim de verdade nessa situação? Afinal, você conseguiu um novo emprego!

Eu lhe respondo: SAIR DA ZONA DE CONFORTO. Exatamente como na dieta, onde você quebrará antigos hábitos, como acordar pela manhã e não comer nada na pressa de ir para o trabalho, ou se você é Dona de casa, comer 3 pães com manteiga. Não comer nada até a hora do almoço, e então se jogar em um prato com macarrão, feijão, arroz, bife no óleo e batata frita. Não esqueça a farinha! No lanche um pavê de chocolate, ou um pacote de biscoito recheado com refrigerante. No jantar pode repetir o almoço, ou então comer uma pizza inteira, ou quem sabe se você estiver triste, uma caixa de chocolates. E daí? Quem se importa?

Quem Deve Se Importar?

Vamos falar sobre o vício em comer errado. O que te torna diferente de um viciado em cigarros é que você pode comer em um restaurante na parte fechada com ar condicionado. Duro de ouvir isso, não é? Mas quando as pessoas olham para um gordinho, não os veem muito diferentes deles. O preconceito é o mesmo. Sei que a conversa está pesada, mas quero que você reflita nos motivos que te levaram a pensar em fazer uma dieta ou continuar a que está fazendo. Estou convidando você a mudar hábitos, e isso surpreenderá sua família, seus amigos e inimigos ocultos. Toda vez que eu dizia que ia começar uma dieta, a cozinheira fazia bolo no dia seguinte. Bastava eu resolver entrar em uma dieta, e os meus pratos preferidos apareciam no cardápio da casa, parecia mágica. Engraçado, não é? As amigas te ligam e chamam pra um lanche… mesmo sabendo da sua dieta. Seu noivo, namorado ou marido pedirá pizza.

Aprenda a Dizer Não

Estou lhe convidando a dizer não. Quem deve mudar é você, e tem que querer isso tanto quanto gostaria de um bolo de chocolate agora. E mudar implica buscar guloseimas na dieta e inserir dentro de casa. Maridão gosta de pizza no sábado? Então diga que vai preparar, pegue a receita de pizza dukan e faça. Não diga que é dieta, diga que é uma receita que aprendeu. Seu namorado vai assistir filme na sua casa? Faça essa pizza Também! Suas amigas vão te visitar? Faça alguma receita de bolo dukan! Não precisa dizer: – Olha, amiga, é da dieta! Fique caladinha e dê a ela o pedaço! Duvido que ela rejeite! Emagrecer é uma luta igual ao vestibular, ou até mesmo aquela vaga de emprego. Não dá para confiar em ninguém, mas dá para conviver com todos. O que você deve fazer é defender a sua luta. Claro que uma vez por mês há um aniversário, ou uma festa imperdível. Se puder sugerir, diga: Vamos fazer um churrasco? Mas se não puder, COMA ANTES DE SAIR DE CASA. Quando chegar lá, você não atacará a comida. Depois, quando já tiver atingido seu objetivo, ouvirá tantos elogios que não terá tanto prazer em se acabar na comida. Por 5 segundos, feche os olhos e se imagine naquele vestido lindo e coladinho, que você sempre sonhou em usar. Será que aquela caixa de chocolates é mais interessante que o prazer de se sentir bem com você mesma? Acorde! Quando o fim de semana chega, a dieta fica abalada, não é? Família, amigos, festinhas…A dica do site do Dr Dukan no Brasil para as festas do final do ano se aplica também as outras confraternizações: no dia seguinte, faça um dia de PP, tome bastante água e caminhe por 55 minutos. Então não vá desistir dos seus sonhos porque errou e acha que não vai conseguir!
 
Escreva em um papel a frase: “eu não vou conseguir”. Agora risque com muita força essa frase, apagando-a por completo, e escreva 3 vezes seguidas a frase: EU VOU CONSEGUIR! Pronto! Agora respire! Uma nova semana está aí, pronta para ver você brilhar! Quem tem metas não pode vacilar, tem que ir até o fim! Mude!