A alimentação adequada e a prática de exercícios físicos são fatores fundamentais para garantir uma boa saúde e condicionamento físico.

Quem deseja um corpo bonito e saudável precisa unir a prática regular de exercícios físicos á uma alimentação saudável. Para saber tudo isso clique aqui!

Quem deseja um corpo bonito e saudável precisa unir a prática regular de exercícios físicos á uma alimentação saudável. Mas o que é uma alimentação saudável? E quais exercícios físicos são bem vindos? Para saber tudo isso vamos aos tópicos.

Saúde e Alimentação

Na nutrição todos os grupos alimentares são necessários para manter o bom funcionamento do organismo, porém cada um desses grupos possui uma quantidade certa a ser consumida de acordo com seus nutrientes.

Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que fornecem vitaminas e energia para o funcionamento do corpo e manutenção da saúde. Vamos Conhecer os grupos alimentares:

Os Construtores – Proteínas

Talvez esse grupo seja o mais importante na alimentação, como eu disse todos são necessários, mas o grupo dos alimentos construtores fornece a proteína.

A proteína é responsável pela formação, crescimento e manutenção dos músculos, do sangue, dos ossos, da pele e dos órgãos. Portanto é indispensável ao corpo a ingestão de proteínas diariamente.

Onde Encontrar Proteína

Para quem deseja ganhar massa muscular o indicado é consumir diariamente 2 gramas de proteína para cada 1 quilo do seu peso.

É possível enriquecer nossa alimentação diária com proteína consumindo porções dos seguintes alimentos: Ovos; Carnes; Soja, Grão de Bico; Leite e seus derivados; Peixes, etc.

Os Energéticos – Carboidratos e Lipídeos

O grupo dos energéticos constituído por carboidrato e lipídeos é formado por alimentos mal vistos na maioria das dietas, mas eles possuem grande importância na alimentação e se consumidos corretamente contribuem para a saúde.

Os carboidratos são divididos em 2 tipos o simples e o complexo. Sendo que os carboidratos simples são aqueles que logo que ingeridos são absorvidos pelo organismo e não mantém a saciedade por muito tempo é encontrado no: Açúcar; Algumas Frutas bem Maduras e no Mel. Os complexos são absorvidos mais lentamente, promovendo maior saciedade alimentar.

Os carboidratos complexos podem ser encontrados em: Cereais Integrais; Massas; Tubérculos e Raízes, etc.

Os Reguladores – Frutas, Legumes e Verduras.

Este grupo é constituído pelos alimentos naturais, esses devem estar presentes em nossa alimentação com abundância. A classe dos vegetais é muito importante para a saúde, pois neles podemos encontrar uma série de nutrientes.

A água faz parte do grupo dos reguladores.  É essencial o consumo diário de no mínimo 2 litros de água para manter a hidratação e muitas outras funções do organismo.

Exercícios Físicos

Aqui não existem o bom ou o ruim, todos os exercícios físicos são benéficos. É preciso saber que tipo de exercício realizar para cada objetivo desejado. Por exemplo, os exercícios aeróbicos são excelentes para a perda de peso, pois promovem grande gasto calórico e acelera o metabolismo.

Já os exercícios anaeróbicos como a musculação, por exemplo, servem para hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de massa muscular. A musculação é também uma grande aliada contra a queima de gordura, mas deve ser aliada aos aeróbicos para um melhor resultado.

Exercícios para a Saúde

Os exercícios físicos são eficientes não apenas contra o sobrepeso, mas também para a saúde física e psicológica dos praticantes. Conheça alguns benefícios do exercício físico.

Prazer e Bem Estar

  • Os exercícios físicos causam uma sensação boa de prazer e bem estar, isso porque durante a prática de exercícios nosso cérebro libera a endorfina substância responsável pelo prazer.
  • Essa substância traz ainda outros benefícios como sono tranquilo, diminuição da ansiedade e estresse.

Autoestima

Quem se exercita se sente mais bonito, mais feliz e confiante o que eleva sua autoestima melhorando sua vida nas relações sociais.

Menor Incidência de Doenças

  • A atividade física fortalece o sistema imunológico diminuindo a chance de se contrair doenças simples como gripes e resfriados entre outras doenças.
  • Fortalece o coração e combate o colesterol ruim.
  • Diminui as chances de a mulher desenvolver o câncer de mama.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios físicos é necessário consultar um médico para fazer uma avaliação de saúde e saber quais exercícios são mais indicados para o paciente. É também necessário consultar um nutricionista para compreender melhor as suas necessidades nutricionais.

Não deixe de cuidar da saúde ela é o bem mais precioso que temos.

Está pronto para começar? Qual exercício físico você mais gosta e o que entende por alimentação saudável?