Algumas pessoas dizem que o sedentarismo é a doença do século, e a verdade é que ele é responsável por 13% das mortes no Brasil!

Sedentarismo - Responsável por 13% das mortes no Brasil é  O Inimigo Mortal da Boa Saúde. Saiba como supera-lo.

O sedentarismo causa doenças cardíacas, diabetes, e até mesmo câncer. Embora no princípio da civilização o sedentarismo tenha estado na origem da criação de cidades e vilas, incentivando a agricultura e a agropecuária, a verdade é que a sociedade usou e abusou das vantagens da tecnologia para fazer cada vez menos esforço, o que a longo termo resulta numa população sedentária, obesa e enfraquecida.

Exemplos de Sedentarismo

Você acorda de manhã e põe a máquina para fazer o café, em vez de fazer você mesmo. A louça suja vai para a máquina, em vez de ser lavada a mão. Em relação à roupa, foram os tempos em que se lavava a mão, hoje em dia a máquina de lavar é rainha do lar.

Em vez de ir para o trabalho a pé, você vai de transporte, em vez de subir as escadas, usa o elevador, e muita gente passa o dia inteiro trabalhando sentado, em frente do computador. Até mesmo na agropecuária raros são os trabalhos braçais, quase tudo é automatizado. A própria sociedade incentiva o sedentarismo, tendo em vista o estilo de trabalho que temos de fazer.

Mas e depois do trabalho, será que evitamos o sedentarismo no nosso tempo de recreação? Não! Vamos “relaxar” com um chopp gelado, ou sentar em frente da televisão e usar o controle remoto para mudar os canais. De férias é a mesma coisa, vamos para a praia para ficarmos deitados na areia, ou deitados na beira da piscina, em vez de ir nadar. Não é de admirar que as pessoas estejam cada vez mais com excesso de peso!

Lembra quando você era criança? Não havia sedentarismo com certeza! Para ir de um lado para o outro era correndo, ir para a praia significava brincar na areia o dia todo, na escola ficávamos ansiosos pelo recreio para ir brincar de futebol, pular corda e amarelinha. Quando a alimentação é correta e balanceada, uma criança raramente é gorda, pois é muito ativa. E é assim que devia ser conosco também.

Dicas para Superar o Sedentarismo

  • Use menos transporte (ou sair do transporte antes do destino e fazer o resto do caminho a pé);
  • Ir para as compras a pé e trazer as sacolas na mão;
  • Nas horas livres dar preferência a atividades energéticas, como andar de bicicleta, fazer natação, cozinhar em vez de comprar comida feita (já experimentou fazer massa de pizza caseira? Dá uma canseira no braço!);
  • E quem sabe fazer jardinagem ou cultivar uma hortinha!

Não é preciso fazer malhação pesada, se esse não é o seu objetivo. Por vezes basta mudar algumas atitudes, e principalmente descartar a preguiça na hora de fazer as coisas. O sedentarismo na verdade não é uma doença, e sim uma escolha pessoal do menor esforço. Então pela sua saúde, comece a se mexer mais, dançar, correr e se divertir.

Você tem consciência do seu sedentarismo? O que você faz para combatê-lo? Se você é uma pessoa ativa, como você mantém a motivação? Compartilhe conosco nos comentários, e vamos dar um chute nesse terrível inimigo!