Foto Semente de Abóbora

Acredite, a semente de abóbora é um opção de lanche prático e saudável. Veja:

Foto Semente de Abóbora

Apesar de não ser comum no Brasil, a semente de abóbora é um alimento ótimo para a saúde, por conta de suas propriedades e nutrientes, sendo um lanche prático, rápido e fácil de ser consumido. 1 colher de sopa de semente de abóbora possui 54 calorias, sendo menos calórica que  a linhaça (80 kcal) e chia (73 kcal). Conheça melhor seus benefícios:

Benefícios da Semente de abóbora

Além da semente de abóbora conter muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo, tais como, zinco, potássio, fósforo, ferro, magnésio, ela contém muitos outros benefícios para a saúde. Veja a seguir:  

É recomendável para diabéticos

Por meio de estudos em animais, há grandes evidências de que a ingestão de sementes de abóbora  ajuda a regular a insulina e a prevenir complicações diabéticas, diminuindo o estresse oxidativo.

Semente de abóbora ajuda a emagrecer

Sendo um alimento rico em fibras e ômega 9, a semente de abóbora não só melhora o funcionamento intestinal, mas também proporciona mais saciedade, pois retarda a digestão.

Beneficia mulheres  que passaram pela menopausa

Segundo estudos, o consumo de semente de abóbora em forma de óleo ajuda a reduzir os sintomas da menopausa. O colesterol bom HDL sofre um aumento significativo por conta dos fitoestrógenos naturais presentes no óleo de semente de abóbora, diminuindo também a pressão arterial, dores de cabeça, cólica, dores nas articulações e calores.

Previne a celulite

Devido à sua grande quantidade de magnésio, que faz parte de uma série de funções fisiológicas de extrema importância, a circulação sanguínea é favorecida, o que faz com que incluir as sementes na alimentação,  previna o aparecimento de celulites.

Fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios

As sementes de abóbora são uma rica fonte de zinco, que é importante para o seu corpo de muitas maneiras, definindo:

 

  • Imunidade;
  • Sono;
  • Humor;
  • Sentidos (paladar e olfato, principalmente);
  • Saúde da pele;
  • Crescimento e divisão celular;
  • Olhos;
  • Regulação de insulina;
  • Função sexual masculina.

 

Tudo isso faz com que o zinco seja essencial para o organismo. Sua deficiência está associada ao aumento de doenças, resfriados, depressão, fadiga crônica, acne, problemas de aprendizagem e mau desempenho escolar em crianças, entre outros.

Bem-estar

A semente de abóbora, aumenta consideravelmente os níveis de serotonina, gerando a sensação de ânimo, bem-estar e motivação.

Formas de consumo

Esta semente pode ser consumida como petisco (assada), óleo ou farinha. Em todos os casos, os benefícios serão os mesmos.

Petiscos de semente de abóbora

Segundo nutricionistas, é mais apropriado e confiável assar as sementes em casa, com uma pequena quantidade de sal. Porém, não deve passar de 20 minutos no forno médio, pois isso,  pode fazer com que o alimento perca algumas propriedades importantes.

 

Dica: se gostar, pode colocar também um pouco de alho ou pimenta do reino. Armazenar em pote de vidro.

Óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora pode ser comprado pronto em farmácias ou lojas especializadas em produtos naturais. É ideal que seja puro, sem adicionais. É recomendado que seja consumido “cru”, sem cozinhá-lo, caso contrário, pode perder seus benefícios. Ótimo para ser adicionado em saladas, sopas e demais alimentos e pratos de sua preferência.

Farinha de semente de abóbora

A farinha, assim como o óleo, pode ser comprada já pronta em farmácias e lojas de produtos naturais, mas é fácil de fazer em casa também.

 

Para fazer sua própria farinha de semente de abóbora, você precisa deixar as sementes cruas de molho em água filtrada por algumas horas. Em seguida, seque-as e leve para o forno por 10 minutos, retire e torre numa frigideira.

 

Por fim, é só colocar no processador e peneirar para obter a farinha.

 

Dica: ela pode ser usada no preparo de biscoitos, bolos e pães, além de poder ser consumida com frutas, vitaminas, iogurte, leite, etc.

 

Você conhece alguma receita gostosa que utilize semente de abóbora? Conte para gente nos comentários!