Semente de chia - Sua grande aliada. Emagrece, regula o intestino e protege os ossos. Veja mais.

A semente de chia tem chamado atenção de muitos especialistas em emagrecimento, já que a mesma está passando na frente do amaranto e  da linhaça. Mas porque tanto sucesso? Simples! A semente de chia elimina gordura, auxilia no emagrecimento de forma rápida e principalmente saudável. Agora é um alimento permitido na Dieta Dukan!

Semente de chia - Sua grande aliada. Emagrece, regula o intestino e protege os ossos. Veja mais.

ORIGEM DA SEMENTE DE CHIA

Originária do México, a semente de chia concentra cálcio, magnésio, potássio, proteína e principalmente fibras. É muito usada em dietas, pois o seu papel se baseia em seu poder de saciedade, ao mesmo tempo em que sua fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Entretanto, é preciso monitorar a quantidade de uso, pois caso contrário o efeito da semente de chia pode ser contrário e levar ao ganho de peso, já que a semente de chia possui um teor calórico considerável.

Em 25 gramas da semente de chia encontramos 122 calorias e 10,53 gramas de carboidrato por isso atenção no consumo deste alimento, ele é muito benéfico para a saúde e altamente recomendado por nutricionistas desde que usado em quantidades adequadas.


PROPRIEDADES E FUNÇÃO DA CHIA NO ORGANISMO

“As fibras contidas na semente de chia são do tipo solúveis. Quando em contato com a água, a semente de chia forma uma base de gel que simplesmente “incha” o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem cerca de 12 vezes do seu peso  em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esses excessos nas fezes”, assim explica a nutricionista Márcia Curzio do Rio de Janeiro.

Existem algumas curiosidades á respeito das propriedades nutritivas da chia que são muito surpreendentes, vamos conferir:

  • Ela é a maior fonte que existe de ômega 3 até mais do que a linhaça e o salmão;
  • Possui uma concentração de cálcio 5 vezes maior que o leite de vaca;
  • Seu teor de magnésio é 2 vezes mais alta do que a de nozes e castanhas;
  • 3 vezes mais manganês e fósforo do que o espinafre;
  • É uma fonte de proteína completa que oferece todos os aminoácidos que o organismo necessita;
  • Possui alta concentração de fibras;
  • Alta concentração de antioxidantes;
  • Rica em vitaminas e minerais.

 

Todas essas propriedades fazem da chia uma das mais ricas fontes vegetais de nutrientes.

COMO CONSUMIR A SEMENTE DE CHIA

Para emagrecer é necessário respeitar a quantidade de consumo da  semente de chia. Durante a Dieta Dukan é recomendado apenas 1 colher de sopa por dia, a partir da fase de Cruzeiro, 30 minutos antes da refeição à sua escolha, seja no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar.

Com a quantidade monitorada, além de ajudar no emagrecimento, a semente de chia auxilia na redução do colesterol, ajuda na formação óssea, controla a glicemia, melhora a imunidade do organismo e também previne o envelhecimento.

Você pode usar a chia em saladas, molhos, sucos e vitaminas.

ONDE ENCONTRAR A SEMENTE?

A semente de chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em feiras livres, normalmente na banquinha de ervas medicinais. Você também encontra a semente em lojas online.

E você, já conhecia a semente de chia?