Shakes para emagrecer valem a pena

Saiba se os shakes realmente ajudam a emagrecer e como proceder antes de começar a tomá-los

Shakes para emagrecer funcionam

 

Em busca de um emagrecimento rápido, muitas pessoas optam por substituir as refeições por shakes. Há mais de 10 anos no mercado, os shakes emagrecedores têm como proposta substituir refeições principais, como almoço e jantar, por ser um produto que contém nutrientes necessários ao organismo com uma quantidade pequena de calorias. A praticidade de seu preparo – em que é só acrescentar água ou leite e já estão prontos para beber – também é um dos atrativos anunciados pela indústria. Eles podem ser bons aliados no processo de emagrecimento, mas o que muitos não sabem é que não é só chegar na farmácia, pegar um shake e tomar.  

COMO ESCOLHER 

É importante observar alguns pontos na hora de escolher um shake. Com a leitura do rótulo normalmente é fácil de identificá-los: o produto deve conter uma quantidade maior de proteínas do que de carboidratos em cada porção, é importante observar se o shake escolhido possui fibras em sua composição, baixa quantidade de gorduras saturadas e nenhuma gordura trans, além de vitaminas e minerais essenciais ao nosso corpo, como vitamina A e E, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio.

CUIDADOS 

Vale ressaltar que não é indicado substituir todas as refeições por shakes para emagrecer, pois além de se tornar uma dieta restritiva, em que o processo de perda de peso é rápido, porém não saudável, se torna também uma dieta monótona, em que a pessoa enjoa rapidamente dos alimentos, podendo ocasionar a retomada do peso perdido logo após o período de restrição, com a ingestão exagerada de calorias.

 

O ideal é consultar um médico e um nutricionista antes de iniciar o consumo dos shakes para uma avaliação da saúde e a orientação de um plano alimentar individualizado, que incluirá os shakes e também outros alimentos saudáveis que irão ajudar o processo de emagrecimento.

DICA

Uma boa opção aos shakes industrializados, que nem sempre possuem preço acessível, são os shakes caseiros, que além de saborosos, trazem uma variedade de ingredientes, texturas e sabores, o que é mais difícil de conseguir com os shakes vendidos no mercado. Pode-se misturar ao leite desnatado ou leite de soja light frutas, cereais e sementes, e são boas alternativas para substituir o café da manhã, lanche da tarde ou jantar. Confira duas receitas de shake caseiros muito saborosos:

 

  • 250 ml de leite desnatado ou leite de soja light bem gelado
  • 1 colher de sobremesa de linhaça ou chia
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 banana pequena

 

  • 250 ml de leite desnatado ou leite de soja light bem gelado
  • 10 morangos
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 colher de sobremesa de colágeno em pó sem sabor